A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nessa segunda-feira (24/08), a abertura oficial da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A atividade ocorreu no Mercado das Artes – antigo Marcado de Farinha, no Centro, e contou com exposição de arte e apresentação musical. A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa da Secretaria de Programas Sociais, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMED). A Semana segue até está sexta-feira (28) com diversas atividades.
Com o tema “Transversalidade: O caminho para as Políticas Públicas Inclusivas”, a abertura do evento reuniu centenas de pessoas, entre elas, estavam representantes da sociedade civil e do governo. “Essa é mais uma atividade promovida pelo município para que a população tenha a visão que a inclusão não é um favor a pessoa com deficiência, mas a criação de condições para que elas possam expressar suas potencialidades”, destacou a coordenadora da Pessoa com Deficiência, Ângela Oliveira.
“A programação da Semana da Pessoa com Deficiência contará com dois dias de oficinas de libras. Isso é muito importante não só para o segmento dos surdos, mas também para população em geral, pois é a segunda língua brasileira a ser falada”, ressaltou o presidente do COMED, André Cordeiro. “Só temos que agradecer a gestão pelo apoio e por permitir que mais essa atividade aconteça em nosso município”, acrescentou.
Na ocasião, o Grupo de Percussão do Cabo (GEPEC), composto por pessoas com deficiência, se apresentou e abrilhantou o evento com a cultura popular, através da música regional. No local, houve ainda uma exposição de quadros e peças feitas com produtos reciclados. Todo material foi confeccionado por pessoas com deficiência do município.
“Preparamos a programação da Semana pensando, principalmente, na Pessoa com Deficiência. Por isso, neste primeiro momento estamos trazendo peças confeccionadas por eles, para compor a abertura do evento”, disse o gerente de Proteção Social Básica, Márion Fráz. “Vamos oferecer também oficinas de libras tanto para população quanto para equipe técnica dos nossos serviços, para que eles possam se qualificar e acolher melhor os deficientes da nossa cidade”, completou ele.
PROGRAMAÇÃO – Nesta terça-feira (25), as atividades continuam com oficina de Libras até às 17h. Na quarta (26), a oficina de Libras começa às 8h e segue até às 17h. Já na quinta (27), será a vez do Projeto Cras Itinerante, que vai oferecer a partir das 8h, uma série de serviços à comunidade. A Semana será encerrada na sexta (28), às 8h, com o dia de integração social. Todas as atividades vão acontecer no Mercado das Artes.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Arquivo/SMPS
Fotos: Arquivo/SMPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário