quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Biblioteca Joaquim Nabuco homenageia patrono em data comemorativa


A biblioteca municipal Joaquim Nabuco, localizada no centro do Cabo de Santo Agostinho realizou, nessa quarta-feira (19/08) uma programação especial em homenagem aos 166 anos de nascimento do abolicionista brasileiro. Joaquim Nabuco nasceu no Recife, mas viveu a infância no Engenho Massangana, no Cabo, período que influenciou diretamente a sua obra. O pensamento do autor contribuiu decisivamente para o fim da escravidão no Brasil.
Uma programação diversificada atraiu estudantes e professores durante todo o dia e estimulou a conhecer mais sobre o abolicionista, os autores cabenses e a própria biblioteca municipal. A assessora especial da Secretaria Municipal de Educação, Nelma Oliveira, além da gerente de ensino, Benedita Gomes e do coordenador da área de linguagens do município, Rosemberg Nascimento estiveram presentes no evento.
O dia começou com o hasteamento de bandeiras em frente à biblioteca, com execução do hino nacional comandada pela banda formada por estudantes da Escola José Alberto de Lima (CAIC), regida pelo maestro Paulo José e participação de membros da Escola Municipal de Música Ladislau Pimentel. Após o momento musical, os alunos e docentes da Escola Cláudio Gueiros e da Escola Estadual Pastor José Florêncio participaram de uma conversa poética descontraída com três membros da Academia Cabense de Letras: Tereza Soares, Natanael Lima e Ivan Marinho.
À tarde, o escritor e imortal da Academia Cabense de Letras, Nelino Azevedo, que ocupa a cadeira cujo patrono é o próprio Joaquim Nabuco, proferiu a palestra sobre a vida e obra do homenageado e divulgou a exposição sobre o autor com duração até o fim de agosto, na biblioteca. Cinco leitores assíduos do local receberam da coordenação um certificado de ‘amigo da biblioteca’, homenageando diferentes perfis de leitores, de um adulto que frequenta o espaço desde criança a uma leitora que trabalha como cobradora de ônibus.
Para a coordenadora da biblioteca, Ereni Paixão, a presença dos participantes mostrou que o evento foi um sucesso. “Foi além das nossas expectativas. Trabalhamos há mais de dois meses para realizar este evento. E esses encontros com escritores não vai parar por aqui. Nós queremos trazer todo mês para cá, um escritor cabense ou pernambucano, através do novo projeto: ‘Nossa biblioteca que lê’”, destacou a professora e coordenadora.
Internet na Biblioteca – A Secretaria Municipal de Educação, através de seu assessor sênior, Edmilson Moraes entregou no fim de julho à coordenação da biblioteca a documentação da solicitação de um contrato de comodato para a reativação da sala de internet. Os documentos preenchidos deverão ser enviados dentro de um prazo de 45 dias para a Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura. Após a entrega da solicitação, a FBN analisará o projeto e dará uma resposta sobre a efetivação do serviço. A sala de informática da Biblioteca poderá ter uma capacidade de atender cerca de 15 a 20 pessoas por dia, caso o requerimento seja aprovado.
Texto: Diego Lós – Ascom da Educação/Cabo
Fotos: Jorge Luiz e Caio Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário