quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Prefeitura realiza 2º Fórum Perinatal para profissionais da saúde

2_Forum_Perinatal_Saude_RandyAugusto(4)A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na tarde dessa terça-feira (25/08) o 2º Fórum Perinatal do município. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha, e teve o objetivo de melhorar e atualizar profissionais de saúde e interessados no assunto, promovendo discussões sobre pré-natal, parto, nascimento, puerpério e primeira infância de forma ampliada. A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde do município.
2_Forum_Perinatal_Saude_RandyAugusto(2)
O Fórum que teve como tema “O Nascer no Cabo de Santo Agostinho” contou com a participação de profissionais de saúde da rede de Atenção Básica e de média complexidade, representantes do Centro das Mulheres do Cabo, membros da Secretaria Estadual de Saúde e representantes de municípios vizinhos. Na atividade, foram apresentados dados atuais da cidade em relação à quantidade de partos normais e cesáreas, leitos públicos municipais, sífilis, neonatal e planos de ação a serem desenvolvidos para melhorias das mães e filhos cabenses.
O secretário de Governo, José Carlos Leandro, representou o prefeito Vado da Farmácia e falou sobre a importância de evento como este. “Precisamos abranger demais Secretarias para um olhar voltado às mães e a situação atual de partos no Cabo. Somos parceiros nesta caminhada e a reflexão só melhora a educação no município”, falou.
De acordo com a coordenadora da Política de Saúde da Mulher, Giselle Paiva, 58% dos partos são cesáreas, o que deve ser mudado para a saúde da mulher. “Nosso intuito é manter parceria com o Estado para que possamos dar mais assistência e obter mais leitos, tirando assim essa alusão de que parto cesáreo é melhor que o normal, o que já é uma realidade em países desenvolvidos”, explicou.
2_Forum_Perinatal_Saude_RandyAugusto(3)
O Fórum estabelece ainda uma linha de cuidados para as crianças e gestantes que deve ser seguida por todas as maternidades. Esses cuidados vão desde o acolhimento humanizado, garantia de acesso prioritário, responsabilização e continuidade do cuidado até a resolutividade e avaliação contínua, promovendo além de saúde, a qualidade de vida desse público.
Durante a manhã, profissionais de saúde participaram de uma palestra de atualização de cuidados e procedimentos com a doutora da Maternidade Geraldo Leite, Daniele Kely.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário