O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, promoveu nos dias 06 e 07 de agosto, a 10ª edição da Conferência de Assistência Social, no Sest/Senat, às margens da PE-60. O evento abordou o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez, rumo a 2026” e serviu para avaliar a política da assistência social e deliberar diretrizes para implementação e consolidação do sistema. A conferência foi encerrada com a discussão dos subtemas estratégicos, construção de propostas e eleição dos delegados.
Segundo o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, o encontro teve o intuito de avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na perspectiva da valorização dos trabalhadores e na qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios. “A conferência é um espaço legitimado. Aqui podemos discutir e propor políticas públicas na área da assistência social, vendo o que é melhor para nossos munícipes”, afirmou. “Muito já foi feito, mas precisamos avançar mais ainda para que o município possa oferecer mais qualidade de vida para população cabense”, concluiu ele.
No local, representantes do CMAS, técnicos do governo municipal e a sociedade civil participaram do encontro. Durante o evento houve debate, formação dos grupos de trabalho e discussão os subtemas estratégicos: enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos e transferência de renda nos territórios; pacto federativo e a consolidação do SUAS e o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática, além da plenária de aprovação das propostas e eleição dos delegados que vão representar o município na 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro.
“A conferência é um espaço que representantes do governo e da sociedade civil podem avaliar e fortalecer as políticas públicas na área da assistência social, além de propor novos direcionamentos para a consolidação do SUAS”, disse a conselheira do CMAS, Socorro Santoro. “Esse é um momento ímpar. Estivemos aqui, durante dois dias, discutindo as políticas da assistência social para aprimorar e fortalecer o Sistema no município”, destacou o conselheiro do CMAS, Clério José da Silva.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/ Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS
Fotos: Roque de Jesus – SMPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário