terça-feira, 18 de agosto de 2015

Guardas do Cabo participam de curso de operador de armas não letais

IMG_7428Investindo na formação e melhorando o serviço oferecido à população do Cabo de Santo Agostinho, um grupo de 40 Guardas Municipais (GM) participou nessa segunda-feira (17/08), do Curso de Operador de Armas Não Letais. A capacitação aconteceu na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, e foi promovido pela Guarda Municipal de Olinda (GMO), em parceria com a Superintendência de Segurança Institucional da UFPE.
IMG_7430
Ministrado pelo Guarda Municipal da cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, Ricardo Fugante, instrutor credenciado pela Polícia Federal (PF), o Curso de Operador de Armas Não letais, capacita os guardas para utilizar armas de choque elétrico do tipo Spark, além dos chamados sprays de pimenta.
O organizador do Curso e diretor do Departamento de Controle e Registro de Armas de Petrolina, Cícero José, explicou que as armas não letais devem ser utilizadas apenas por profissionais de segurança, nos casos em que o suspeito ofereça resistência. “As armas de choque elétrico, são de controle do Exército Brasileiro. Elas atuam cortando o comando do cérebro como sistema nervoso, tendo o efeito de imobilização”, informou. “Ao participar do curso os guardas ficam aptos e têm a autorização para utilizar os armamentos”, concluiu ele.
O Guarda Municipal do Cabo, Sidiclei Alves, foi um dos participantes do curso e falou sobre importância da capacitação. “Quero parabenizar os GMs pela conclusão do curso. Uma vez capacitados, aguardamos a aquisição das armas não letais no município, como forma de reforço na segurança da população e da própria guarda”, enfatizou.
IMG_7431
Para o secretário Municipal de Defesa Social do município, Luiz Pereira, a participação dos Guardas Municipais no curso só vem realçar a importância que eles dão à capacitação. “Ressaltamos o interesse dos nossos agentes em se capacitar para oferecer um serviço de qualidade a toda à população, uma vez que eles mesmos fizeram esforço para receber a permissão de manuseio do armamento não letal. A Secretaria apoia e reconhece iniciativas como esta”, disse.
Segundo Luiz, a Prefeitura está solucionando as pendências para que a Guarda Municipal possa exercer o direito ao porte de armas de fogo conforme previsto na Lei 13.022 de 2014. “Além disso, acreditamos que com essa capacitação, as armas não letais poderão fazer parte do arsenal da Guarda, sendo outro importante instrumento que auxilie no trabalho da corporação”, finalizou ele.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Arquivo da SDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário