Em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno festejado entre os dias 01 e 07 de agosto, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai promover diversas ações voltadas para a área. Com o tema “Amamentar e trabalhar – Para dar certo o compromisso é de todos!”, a Campanha faz parte do 4º Aleitamento Materno Exclusivo (AME) do Cabo, e tem por objetivo orientar e incentivar mães ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê. As ações serão realizadas em diversos Postos de Saúde da Família espalhados pelo município.
A abertura acontecerá nesta segunda-feira (03/08) na sede da Secretaria Estadual de Saúde, no bairro do Bongi, em Recife e contará com palestras sobre amamentação na sala de espera, benefícios da amamentação, rodas de conversas e orientações sobre saúde bucal.
De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Nobélia Duarte, as atividades no Cabo serão realizadas nos Postos de Saúde da Família de diversos bairros, sempre com o objetivo de discutir a importância da amamentação e conectar os esforços que permitam às mulheres a trabalhar e amamentar em todos os lugares. “Cada posto fará sua programação que irá proporcionar um ambiente familiar, já que as gestantes já vêm sendo acompanhadas durante todo o pré- natal”, explicou.
No Brasil, o Ministério da Saúde regulou, em 2010, a implementação de salas de apoio à amamentação nas empresas. Segundo a coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente do Recife, Alessandra Fam, esse espaço deve conter pia para lavar as mãos, freezer para armazenar leite em vidros previamente esterilizados e uma poltrona. Desta forma, após a licença-maternidade (quatro meses), a mulher poderá coletar o leite durante o horário de expediente, e levar pra casa no fim do dia.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário