quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prefeito Vado recebe em audiência dirigentes do Conselho de Pastores do Cabo




O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, recebeu nesta quinta-feira (28/02) o presidente do Conselho de Pastores do município, Rômulo Bezerra, e parte da diretoria do órgão. Durante a audiência, foram abordados diversos assuntos relacionados aos evangélicos. A reunião começou com uma oração onde os pastores desejaram ao prefeito Vado e sua equipe total sucesso à frente da administração da cidade nos próximos quatro anos. A audiência aconteceu no Centro de Atendimento ao Contribuinte Auditor Fiscal João Alves, em Ponte dos Carvalhos. 

No encontro, que contou com a participação da vice-prefeita Edna Gomes e do secretário de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, Vado da Farmácia afirmou que dará continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido junto às igrejas. “Vamos continuar dando apoio aos eventos, pois reconhecemos que o trabalho realizado em conjunto tem contribuído muito para diminuir os índices de criminalidade na nossa região e inclusive as ações voltadas para os nossos jovens”, relatou. 

Outro motivo que levou os representantes dos evangélicos ao encontro do Executivo Municipal foi a apresentação do pastor Natanael Ramos, como novo capelão (cargo municipal) eleito pelo conselho. E para que isso se concretizasse era preciso a apreciação do prefeito, que de imediato acatou a escolha. “O pastor Natanael é de Ponte dos Carvalhos e já vem realizando um bom trabalho com a comunidade”, afirmou o prefeito Vado. 

O presidente do Conselho, pastor Rômulo Bezerra, também aproveitou para discutir o calendário anual de atividades, que reúne grandes festividades, como o Dia da Bíblia, o Dia Municipal da Reforma Protestante e Ação de Graças, comemorado no dia 31 de outubro, Marcha Resgate, entre outras datas comemorativas. “Estamos sempre orando para que o prefeito faça uma boa gestão nesta cidade que está em crescimento”, destacou. Também participaram da reunião os pastores Eliel Silva, Israel Cruz, José Matias e José Marcos. 

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CaboPrev promove dia de integração para aposentados e pensionistas




Aposentados e pensionistas do Cabo de Santo Agostinho estão participando nesta quarta-feira (27/02) de um dia de integração e lazer. A ação é promovida pelo Instituto de Previdência do município (CaboPrev), e tem o objetivo de promover a interação dos idosos com palestras, oficinas, dança e lazer. O evento está sendo realizado no Sest/Senat (Serviço Social Nacional de Aprendizagem do Transporte), localizado às margens da PE-60.

Quem chegou logo cedo ao evento foi recepcionado com um reforçado café da manhã. Em seguida, houve a assinatura do convênio firmado entre o Sest/Senat, CaboPrev e Prefeitura Municipal. Com ele, os aposentados e pensionistas do Cabo vão poder ser associados e terem direito de usufruir de alguns serviços prestados pelo Sest/Senat como assistência médica psicológica, fisioterapia, odontologia, ortodontia e lazer (natação, hidroginástica e oficinas). Prestigiaram a assinatura do convênio os secretários Lusivan Oliveira (Gestão Pública) e José Severino Belo (Desenvolvimento Econômico e Turismo). 

Também foi realizada uma palestra sobre Violência Doméstica aos presentes, que em seguida tiveram um momento de descontração na piscina. Uma equipe médica estará no local durante todo o dia com uma ambulância para socorro imediato. Para a diretora-presidente do CaboPrev, Célia Verônica Emídio, o dia de integração é um momento de lazer, onde os aposentados e pensionistas participam de palestras, oficinas e recreação, além de servir também para instrumento de saúde de cada um”, pontuou. 

À tarde, será oferecido um almoço e logo depois oficina de artes. “Tudo isso aqui é uma diversão. Eu sempre participo dessas atividades”, disse o aposentado Vitorino Silva. 

CONVÊNIO - Segundo a coordenadora de Promoção Social do Sest/Senat, Beatriz Santos, através do convênio os aposentados e pensionistas que forem casados, poderão incluir como beneficiário esposa ou marido e filhos menores de 21 anos. Se forem solteiros, poderão incluir pai e mãe. De acordo com Célia Verônica, fora os serviços de lazer (natação, hidroginástica e oficinas), para utilizar os demais serviços será cobrada uma pequena taxa, a ser descontada na folha do beneficiário.

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Petrobras apresenta ao prefeito Vado projeto de centro de referência esportiva




O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, conheceu nessa terça-feira (26/02) o projeto para implantação do Centro de Referência Esportiva de Pernambuco, de iniciativa da Petrobras. A apresentação foi realizada na Refinaria Abreu e Lima, em Suape, onde representantes da empresa e do Instituto Pró-Cidadania explicaram os objetivos do centro, que poderá ter como sede o Cabo, atendendo a 600 estudantes, entre crianças e adolescentes do município, e que pretende também capacitar professores dos oito municípios pertencentes ao Território Estratégico de Suape.

Acompanhado dos secretários municipais Ian Karlo (Assuntos Estratégicos) e Lusivan Oliveira (Gestão Pública), o prefeito Vado acompanhou a apresentação do projeto e ressaltou o interesse em executar ações como esta no município. “Vamos estudar a melhor forma de implantarmos esse projeto no Cabo com os equipamentos esportivos que dispomos, para que possamos beneficiar 600 crianças e adolescentes cabenses”, frisou.

O Centro de Referência Esportiva tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e qualificação das práticas de esporte para crianças e adolescentes, através de parcerias entre a Petrobras, o Poder Público e a Sociedade Civil. Nele, serão oferecidas atividades esportivas socioeducativas regulares para alunos entre 04 e 18 anos em diversas modalidades, entre elas futebol, natação, taekwondo e futsal.

Além de atender diretamente 600 crianças e adolescentes do Cabo, o projeto também inclui a capacitação de 160 professores da rede pública dos oito municípios do Território Estratégico de Suape (Cabo, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Escada, Sirinhaém, Rio Formoso e Ribeirão), através de formações presenciais ou à distância.

Três centros (No Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas) já foram implantados no país. “O centro tem a finalidade de melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes por meio do esporte, com foco na inclusão social, oferecendo diversas atividades esportivas”, explicou o gerente Executivo de Responsabilidade Social, Armando Tripodi.

“A Petrobras está preocupada com o esporte, com as crianças, com as cidades do entorno da Refinaria. Sabemos da importância da cidade do Cabo, por isso estamos vendo esse município como sede deste projeto”, comentou o presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes. Nas próximas semanas representantes da Prefeitura Municipal e da Petrobras voltarão a se reunir para discutir os processos e requisitos para a implantação do centro.

Texto: Raíza Muniz – Secom/ Cabo
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Prefeito vistoria obras na comunidade Alto dos Índios em Ponte dos Carvalhos




O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, visitou nesta terça-feira (26/02) a comunidade do Alto dos Índios, no distrito de Ponte dos Carvalhos, que está recebendo um conjunto de obras para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da localidade. Um dos trabalhos visitados foi a pavimentação da Rua 20, que está em fase de conclusão e beneficiará toda a área. A via possui 260 metros de comprimento e recebeu os serviços de asfalto, sub-base, esgotamento sanitário e calçada. Os secretários de Assuntos Estratégicos, Ian Karlo, e de Comunicação Social, Carlos Sinésio, também acompanharam o prefeito.

Ao total, 30 ruas serão pavimentadas, proporcionando mais mobilidade e qualidade de vida à comunidade. Além disso, o Alto dos Índios ainda vai receber as obras de construções de escadarias, muro de arrimo e saneamento básico. “A recuperação dessas ruas vai garantir acessibilidade e segurança para a população”, destacou o prefeito Vado. “Assumimos o compromisso aqui na gestão passada e vamos realizá-lo”, concluiu. Segundo o engenheiro responsável, Flávio Luiz, mais três ruas vão receber os serviços e devem ficar prontas até o final do mês de março. Ainda de acordo com Flávio, a Rua 22 já foi concluída e está beneficiando centenas de moradores.

Para a costureira Maria José da Silva (conhecida como Zita), 57, que mora há 32 anos na comunidade, esses serviços chegaram na hora certa. “Estou muito feliz pelo que o prefeito Vado da Farmácia está fazendo por nossa cidade”, comemorou.

SAÚDE – Após visitar o Alto dos Índios, o prefeito Vado da Farmácia seguiu para a comunidade de Santo Estevão, onde vistoriou as novas instalações do Posto de Saúde da Família (PSF) da localidade. Durante a visita, o prefeito pôde observar as necessidades existentes e se comprometeu em articular melhorias para a unidade.

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Belezas naturais do Cabo ganham destaque no Portal do Ministério do Turismo





Dos 184 municípios de Pernambuco, apenas três são cadastrados no Portal do Ministério do Turismo (MTUR) como destinos turísticos. Um deles o Cabo de Santo Agostinho. Quem acessar o site e clicar no mapa de Pernambuco poderá encontrar o município e conhecer os atrativos que ele oferece, tanto por suas belezas naturais, quanto por sua história e gastronomia, seu artesanato e eventos tradicionais.

A iniciativa de cadastrar o Cabo no portal como destino turístico partiu da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Para o secretário, José Severino Belo, evidenciar o município num momento de expectativa para os grandes eventos esportivos de 2013 e 2014 (Copa das Confederações e Copa do Mundo) é muito importante para que ele conquiste mais espaço no trade turístico nacional e internacional. “Estamos nos preparando para que o município ganhe cada vez mais visibilidade e consigamos atrair os turistas e atendê-los com mais qualidade e eficiência”, destaca ele.

De acordo com José Severino Belo, foi realizado um levantamento de todos os pontos com potencial turístico e os principais eventos locais como trem do forró, carnaval, feiras de artesanato, festival da Juventude, dentre outros, para atrair o turista que visitará o Cabo de Santo Agostinho a partir deste ano. “O cadastramento do Cabo de Santo Agostinho no Ministério do Turismo objetiva dar maior visibilidade a diversidade turística, gastronômica e cultural do município, que é referencia quando se trata de opções de turismo de lazer, histórico, rural, esportivo e de aventura”, frisa o secretário. “Além disso, atende ao turista que busca informações, principalmente nos sites oficiais, possibilita também maiores investimentos em comércio e serviços no município, beneficiando grande parte dos jovens cabenses que se capacitam para atender às demandas turísticas de um dos mais belos destinos de Pernambuco”, completa.

Acesse: http://www.turismobrasil.gov.br/promocional/destinos/C/cabo_santo_agostinho.html

Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Obra de pavimentação de avenida em Garapu é vistoriada pelo prefeito Vado





O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, vistoriou nesta segunda-feira (25/02) o início da segunda etapa das obras de pavimentação da Avenida Almirante Paulo Moreira (conhecida como Avenida 1), situada no Loteamento Garapu. Quando concluída, a avenida será uma rota alternativa para desafogar o trânsito da rodovia PE-60, via de grande circulação de veículos. Mesmo antes do final das obras, a avenida já está beneficiando muitos moradores da localidade.

“Essa obra é de grande importância não só para os moradores de Garapu, mas para todos, pois trará mais mobilidade e será uma boa rota para desafogar o trânsito da PE-60, principal via de acesso do litoral sul”, destacou o prefeito Vado. Segundo o engenheiro responsável, Carlos Francisco, a segunda etapa da obra de pavimentação e drenagem contemplará os últimos 700 metros da avenida e seguirá até a PE-60. A previsão é de até o final do ano os serviços estejam concluídos.

A avenida possui 1,8 mil metros de extensão e duas faixas, com sete metros de largura. Segundo o encarregado, Paulo Florêncio, 50 homens estão trabalhando nesta etapa. Keila Sehara, 30 anos, moradora do Conjunto Novo Tempo 2, parabenizou a prefeitura pela iniciativa. “Essa obra é uma maravilha, pois sofremos muito com a lama no inverno. Depois que ela estiver toda pavimentada, nossa vida vai melhorar muito”, comentou ela. “Tenho três filhos pequenos e agora vou poder levá-los para a escola com mais tranquilidade”, completou.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeito Vado visita petroquímica instalada no Complexo de Suape



O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, visitou, na manhã desta segunda-feira (25/02), as instalações da Petroquímica Suape, situada no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Ipojuca. Na ocasião, o prefeito se reuniu com o diretor de Contrato do empreendimento, Fernando Barini; o administrador, Daniel Assaf; e o supervisor de Segurança Patrimonial, Cícero Sobral. Os secretários Lusivan Oliveira (Municipal de Gestão Pública) e Paulo Guedes (Finanças e Arrecadação) também participaram do encontro.

O prefeito pôde conhecer os processos da petroquímica e a expectativa de produção de resina para embalagens PET, que deve começar a operar no final do ano. “Mesmo tendo iniciado a pouco tempo a gestão, estamos sempre procurando acompanhar o andamento das empresas. A Petroquímica, por exemplo, não está em terras cabenses, mas possui alojamentos no município e seus funcionários utilizam nossa infraestrutura, por isso é sempre bom mantermos o diálogo com os responsáveis por essa companhia”, frisou Vado da Farmácia. “Estamos à disposição de vocês”, completou.

O diretor de Contrato agradeceu a visita do prefeito e destacou a importância do diálogo entre a iniciativa privada e o setor público. “Só temos a agradecer , pois sempre tivemos uma integração muito grande com o município, e muitas pessoas que trabalham aqui são cabenses”, destacou.

PETROQUÍMICA – Atualmente 4 mil pessoas trabalham na Petroquímica, complexo industrial químico-têxtil com a finalidade de produzir ácido tereftálico (PTA), polímeros e filamentos de poliéster e resina para embalagens PET.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Novo Fórum do Cabo deve começar a ser construído ainda neste semestre



O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) deverá dar início, ainda neste semestre, à construção do novo Fórum do Cabo de Santo Agostinho, que vai ocupar um terreno de 7,3 mil m² no bairro da Destilaria doado ao Judiciário pela Prefeitura Municipal, ainda na gestão do prefeito Lula Cabral. Na semana passada, a vice-prefeita Edna Gomes, juntamente com o diretor do Fórum do Cabo, juiz Rafael José de Menezes, e outros magistrados da comarca estiveram reunidos com o presidente do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes, para acertar detalhes da construção do novo prédio.

Atualmente, o Fórum do Cabo conta com nove varas, enquanto o novo prédio terá capacidade para inicialmente abrigar 20, numa área construída de 12.610 m². Além disso, terá nos seus seis pavimentos um auditório com capacidade para 167 pessoas, salão do Júri, posto médico e de perícia, sala dos oficiais de justiça, da OAB e diversas outras dependências para oferecer mais conforto, comodidade e segurança aos magistrados, servidores do Judiciário, advogados, promotores e aos jurisdicionados em geral.

Segundo o diretor do Fórum, juiz Rafael de Menezes, a previsão é que as obras durem cerca de dois anos para o prédio ficar pronto. Ele agradeceu o apoio que a prefeitura vem dando para se concretizar a construção do Fórum, especialmente ao ex-prefeito Lula Cabral e ao vereador Gesse Valério (ex-presidente da Câmara), por terem aprovado o projeto de doação do terreno numa área bastante valorizada. A vice-prefeita Edna Gomes, que também representou o prefeito Vado da Farmácia na reunião no TJPE, destacou a importância dessa parceria entre o Executivo Municipal e o Judiciário para se oferecer melhores serviços à população.

Também participaram da reunião no TJPE os juízes do Cabo José Roberto Sena (1ª Vara Cível), Roberto Jordão (5ª Vara Cível) e Fábio Vinícius Andrade (2ª Vara Criminal).

Texto: Carlos Sinésio
Fotos: Assessoria do TJPE

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Unidade do Peti/Cabo Criança de Ponte dos Carvalhos recebe mesas e cadeiras novas



Cerca de 200 crianças e adolescentes que são assistidas pela unidade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti/Cabo Criança) do Cabo de Santo Agostinho no Centro Social Urbano (CSU) de Ponte dos Carvalhos foram contempladas nesta sexta-feira (22/02) com mesas e cadeiras novas. A ação é uma parceria entre as secretarias de Educação e Programas Sociais, e vai oferecer mais conforto aos beneficiários.

De acordo com o secretário de Educação, José Sebastião de Melo, melhorar as condições do ambiente do Centro Social Urbano é um compromisso do prefeito Vado da Farmácia. “Diante desta parceria entre as secretarias, hoje as crianças assistidas pelo programa vão ter uma melhor estrutura para estudar e realizar suas refeições, visto que o trabalho em conjunto tem como objetivo maior, o de atender melhor a comunidade”, disse.

Ao total, 28 mesas (12 grandes e 16 pequenas) e 192 cadeiras (96 grandes e 96 pequenas) foram doadas para a realização de atividades lúdicas e educativas, que são ministradas por educadores e arte-educadores. Além disso, o material servirá para melhor atender as refeições das crianças e adolescentes. O programa do Peti/Cabo Criança funciona de segunda à sexta, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

Para o coordenador do CSU, Edson Carlos, é uma alegria imensa sermos contemplados com esse material. “Com esse novo material, os educandos podem dar continuidade com as atividades e melhorar o espaço de cada um”, comemorou. “Agradeço aos secretários Sebastião de Melo e Ronaldo Santos por essa conquista e principalmente ao prefeito Vado da Farmácia por estar fazendo da sua gestão um ganho para a população cabense”, completou.

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Comitê de Investimentos do CaboPrev se reúne com representante da Caixa






O Instituto de Previdência Social do Cabo de Santo Agostinho (CaboPrev) promoveu nesta quarta-feira (20/02) um encontro entre os membros do Comitê de Investimentos e o novo gerente Geral da Caixa da agência do Centro do Cabo, Jair Raupp. A reunião foi realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, e teve a finalidade de apresentar aos membros do comitê o gerente que é o responsável por promover cursos de capacitação aos conselheiros, funcionários da instituição e membros do Comitê de Investimentos, e falar sobre as novas ações que serão executadas durante o ano.

Para a diretora-presidente do CaboPrev, Célia Verônica Emídio, a parceria da Caixa Econômica com a instituição previdenciária tem sido de grande benefício para aqueles que trabalham na instituição. “No dia 1° de março, Juliana Raposo, que também é da Caixa Econômica, juntamente com o gerente Jair, irá nos fornecer orientações sobre investimentos, indicadores da taxa selic, e o cenário econômico deste ano, onde podemos investir, entre outros assuntos”, informou. “Já na segunda quinzena de março, eles voltarão para realizar um curso com os membros do conselho, da instituição e do Comitê de Investimentos, para que seja realizada a prova onde eles poderão obter o CPA10 (Certificação Profissional ANBIMA Série 10)”, completou.

O Comitê de Investimentos foi criado a partir do Decreto Municipal nº 1.031, de 16 de outubro de 2012, com a finalidade de ser um órgão consultivo e auxiliar para o CaboPrev, no processo decisório quanto a execução de política de investimentos, cuja finalidade é assessorar a Diretoria Executiva nas tomadas de decisões relacionadas à gestão dos ativos do Instituto, observando as exigências legais sobre a segurança, rentabilidade, solvência e liquidez dos investimentos, de acordo com a legislação que atende à portaria nº 519, de 24 de agosto de 2011.

É dever do Comitê apoiar a Diretoria Executiva na elaboração da política de investimentos, avaliando cenários econômicos; definir e rever periodicamente, dentro da política de investimentos aprovada pelo Conselho Administrativo, as estratégias e diretrizes de curto prazo que envolvam compra, venda e realocação dos ativos das carteiras do Instituto de Previdência Social dos servidores do município; avaliar, selecionar e alterar os gestores, administradores e custodiastes de investimentos e determinar os critérios para a alocação e relocação dos ativos entre as diversas carteiras e gestores.

Texto: Giorgio Bruno - Estagiário da Secom /Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeito Vado participa de seminário com o governador a partir desta quinta-feira



O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia (PSB), participa, nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/ 02), em Gravatá, do seminário Juntos por Pernambuco, promovido pelo Governo do Estado. O evento, que vai proporcionar o encontro do governador Eduardo Campos e integrantes do Governo estadual com os 184 prefeitos de Pernambuco, vai acontecer a partir das 15h30, no Hotel Canariu´s. Um dos objetivos do Governo é apresentar aos prefeitos projetos e programas estaduais que podem ajudar no desenvolvimento de cada município.

Após a formação da mesa que vai conduzir os trabalhos nesta quinta-feira, prevista para às 15h30, o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar fará o pronunciamento de abertura. Em seguida, haverá a saudação do prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano, do representante da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e do prefeito do Recife, Geraldo Julio. Depois, será a vez do governador Eduardo Campos falar para os presentes, realizar atos administrativos e conceder entrevista coletiva.

Na sexta-feira, o evento tem prosseguimento com palestras e debates sobre temas variados, como modelo de gestão, saúde, segurança, cidadania, educação, seca e outros. O encerramento está previsto para as 17h, com um pronunciamento do governador. 

O prefeito Vado participará do seminário acompanhado dos secretários Ian Karlo (Assuntos Estratégicos), Paulino Valério (Administração e Recursos Humanos) e Ricardo Marlon (Orçamento Participativo).

Texto: Secom/ Cabo
Foto: João Barbosa

Município inicia pré-matrícula para cursos de qualificação do Pronatec



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho deu início nesta quarta-feira (20/02) ao ciclo de pré-matrículas para os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e já atingiu recorde de público. A ação acontece até esta sexta-feira (22/02) no Teatro Barreto Júnior, situado no Centro. De acordo com a Secretaria de Programas Sociais do município, a quantidade de candidatos foi satisfatória para as vagas serem preenchidas, mas quem se interessar ainda pode se dirigir ao teatro, no mesmo período da pré-matrícula, e se inscrever para o cadastro reserva.

Com a finalidade de garantir que as pessoas façam suas escolhas profissionais de forma consciente visando diminuir a evasão nos cursos, a prefeitura, em parceria com o Senai, aproveitou o primeiro dia das pré-matrículas para realizar uma palestra sobre qualificação profissional, e fez uma explanação técnica de cada curso ofertado aos candidatos que estavam presentes. De acordo com a gerente do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do município, Brígida Taffarel, esta é uma oportunidade para ingresso no mercado de trabalho. “Esta é uma chance valiosa que a população está tendo de se capacitar com profissionais qualificados através de instituições renomadas”, ressaltou.

São 420 vagas distribuídas em 13 cursos em diversas áreas, que serão executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O programa é direcionado para famílias que estão inscritas na política de assistência social do município cadastradas no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal (CAD), entre eles o Bolsa-Família, instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Além deste critério, para se inscrever é preciso ter de 16 a 59 anos.

A assistente administrativa, Eudilene Morais, 35, moradora da Cohab, estava super empolgada. “Estou muito animada com a oportunidade de qualificação, principalmente porque os cursos serão realizados no município e na cidade vizinha, em Ipojuca”, comentou. Já o soldador pórtico vê o curso como mais uma chance de voltar ao mercado de trabalho. “Estou desempregado, mas quero me requalificar e enriquecer meu currículo para conseguir um trabalho”, revelou.

RESERVA - Os documentos necessários para o cadastro reserva são o cartão do Programa Bolsa Família (NIS), original e cópia de RG e CPF, comprovantes de residência e de escolaridade ou declaração. Caso o aluno não tenha comprovante de residência, deverá levar uma declaração da associação do bairro que comprove o endereço. Se não tiver comprovante de escolaridade deverá escrever de próprio punho que possui a mínima exigida. Mais informações podem ser obtidas através da Secretaria de Programas Sociais pelo telefone 3521-6759.

Confira os cursos que estão sendo ofertados, cada um deles exige uma escolaridade específica:

- IFPE (30 vagas para cada curso): Inglês aplicado a serviços turísticos, auxiliar administrativo, montador e reparador de computadores, recepcionista de eventos, agente de observação de segurança, auxiliar financeiro, programador de web e desenhista mecânico.

- Senai Cabo: Soldador TIG (40), caldeireiro montador (40), instalador de manutenção industrial (20), auxiliar administrativo (40) e eletricista industrial (40).

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Senac e Prefeitura abrem inscrições para cursos gratuitos no litoral




A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), está com inscrições abertas até esta sexta-feira (22/02) para cursos do Programa Senac de Gratuidade (PSG). O objetivo é ofertar gratuitamente as capacitações para a população de baixa renda que mora no litoral cabense, proporcionando a inserção no mercado de trabalho. São cursos de idiomas, monitor de recreação e agentes de informações turísticas.

Para as inscrições, foram montados três polos, nas praias de Enseada dos Corais, Itapuama e Gaibu. Os interessados devem preencher a ficha (sem deixar dado algum incompleto), levar cópia de RG, CPF, comprovante de residência e comprovante escolaridade. Os materiais didáticos, como livros e o material de consumo dos cursos serão distribuídos gratuitamente aos alunos que fizerem parte do programa. Outras informações pelo telefone 3521-6793

Confira os locais das inscrições e mais informações sobre os cursos:

- POLO ENSEADA DOS CORAIS

Curso > Inglês básico
Fortalecer o desenvolvimento do senso crítico, ético e da criatividade, contribuindo para que o aluno seja capaz de se relacionar, agir e interagir com o seu meio e com outros povos, bem como formar profissionais com competências para expressar-se com objetividade, clareza, fluência e ritmo inerentes ao nível, usando as quatro habilidades fundamentais da competência linguística: a compreensão auditiva, a fala, a leitura e a escrita.

(turno: noite; dias de aula: segunda a sexta - com duas horas de duração; carga horária mínima: 170 horas; escolaridade mínima: A partir de 14 anos cursando ensino Fundamental)

Local das inscrições: Escola Professora Maria Itamar Leite da Fonseca (Escola-modelo de Enseadas dos Corais, Mangueirinha, manhã, tarde e noite


- POLO ITAPUAMA

Curso > Agente de informações turísticas
Informa e orienta turistas sobre roteiros, programações, serviços e produtos, bem como presta informações históricas, culturais e artísticas locais. Apresenta capacidade de comu¬nicação, organização, discrição, iniciativa, adaptação a novas situações, eficiência e espírito de equipe.

(turno: noite; dias de aula: segunda, terça, quinta e sexta; carga horária Mínima: 200 horas; escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo)


Curso > Monitor de Recreação
Realiza atividades de animação turísticas, organizando programações para diversas faixas etárias.

(turno: noite; dias de aula: Segunda, terça, quinta e sexta; carga horária Mínima: 160 horas; escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Incompleto)


Curso > Inglês Básico
Fortalecer o desenvolvimento do senso crítico, ético e da criatividade, contribuindo para que o aluno seja capaz de se relacionar, agir e interagir com o seu meio e com outros povos, bem como formar profissionais com competências para expressar-se com objetividade, clareza, fluência e ritmo inerentes ao nível, usando as quatro habilidades fundamentais da competência linguística: a compreensão auditiva, a fala, a leitura e a escrita.

(turno: noite; dias de aula: Segunda, terça, quinta e sexta, carga horária Mínima: 170 horas; escolaridade Mínima: A partir de 14 anos cursando ensino Fundamental)


Local dos cursos e das inscrições: Escola Municipal Maria Madalena Tabosa,
Rua 03 s/nº Praia de Itapuama, das 9h às 12h



- POLO GAIBU

Curso > Inglês Básico
Fortalecer o desenvolvimento do senso crítico, ético e da criatividade, contribuindo para que o aluno seja capaz de se relacionar, agir e interagir com o seu meio e com outros povos, bem como formar profissionais com competências para expressar-se com objetividade, clareza, fluência e ritmo inerentes ao nível, usando as quatro habilidades fundamentais da competência linguística: a compreensão auditiva, a fala, a leitura e a escrita.

(turno: noite; dias de aula: Segunda a sexta - com duas horas de duração; carga horária mínima: 170 horas; escolaridade mínima: a partir de 14 anos cursando ensino Fundamental)


Local das inscrições: Associação de Moradores da Praia de Gaibu – AMPG.

Local do curso: Escola Desembargador João Paes
Rua Laurentino Gomes nº 02 - Gaibu

Texto: Secom/Cabo

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ponte dos Carvalhos recebe grande mutirão de limpeza e manutenção



A Prefeitura do cabo de Santo Agostinho deu continuidade nesta terça-feira (19/02) o grande mutirão de limpeza e manutenção que está percorrendo diversos bairros da cidade. Durante toda esta semana, o trabalho vai contemplar o distrito de Ponte dos Carvalhos levando vários serviços que vão proporcionar maior mobilidade para a população. A intervenção está na sua 3ª etapa, e já percorreu e beneficiou a área do Centro e praias. A próxima comunidade a receber os serviços será Pontezinha.

De acordo com o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, André Morais, os últimos meses foram atípicos por conta das festas de final de ano, onde muitas pessoas fazem reformas e mudanças, e isso gerou um acúmulo grande de lixo e entulho na cidade. “Seguindo a determinação do prefeito Vado da Farmácia, estamos unindo esforços de várias secretarias para realizar mais uma etapa deste grande mutirão, que está contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população cabense”, relatou.

Como o distrito tem uma vasta área territorial, o mutirão foi dividido em duas fases. A primeira vai englobar o lado de Ponte dos Carvalhos (novo) contemplando todo Loteamento Ilha até a área do Centro Social Urbano (CSU) e na segunda, todo o outro lado (antigo). Cerca de 100 trabalhadores iniciaram os serviços na Rua Diácono Abdias Valério de Oliveira (antiga Rua 14) de retirada de entulho e lixo domiciliar, varrição, capinação, desobstrução de canais e galerias, pintura de meio-fio, poda de árvores. Além disso, uma equipe de eletricistas também estará nos locais com os serviços de iluminação, realizando as trocas de lâmpadas em postes que estiverem apagados.

O mutirão está contando com 10 caminhões (caçamba e compactador), 2 máquinas (retroescavadeira e pá mecânica) e é uma ação integrada entre diversas secretarias, entre elas, Governo, Assuntos Estratégicos, Infraestrutura, Limpeza Pública, Coordenação Regional e Serviços Públicos, Programas Sociais e Defesa Social.

O grande diferencial desta ação é o trabalho de prevenção que vai facilitar a vida dos moradores no período das chuvas. Para reforçar a questão da conscientização da população local, 15 agentes de mobilização estão visitando as casas e conversando com os residentes para que contribuam com a administração, não jogando lixo nas canaletas e canais, favorecendo o escoamento natural das águas e evitando alagamentos. “É muito importante a participação da população neste trabalho, ajudando a prefeitura a manter a cidade limpa, colocando o lixo no horário certo da coleta e entrando em contato com a prefeitura quando fizer qualquer reforma para saber o calendário especifico da retirada dos entulhos”, orientou o secretário André Morais.

Para a o comerciante José Ricardo da Silva, 45 anos, que possui estabelecimento há 10 na antiga Rua 14, esta iniciativa é muito boa. “Com esta ação, o acesso tanto para os pedestres como para os carros vai melhorar bastante”, pontuou. Já a dona de casa Marina Maria de Oliveira, 66, também moradora da mesma rua há 44 anos, o importante é que a população faça sua parte. “Se as pessoas conservarem o que está sendo feito, no período das chuvas seremos bem menos castigados”, revelou.

A população pode ser um parceiro da prefeitura contribuindo para manter a cidade limpa e ajudando através de contato com as gerências regionais pelos telefones:

Gerência Regional 1 (Cohab) Fone: 81 3524 9112
Gerência Regional 2 (Gaibu) Fone: 81 3512.7003
Gerência Regional 3 (Ponte dos Carvalhos) Fone: 81 3522.2731 e 2716
Gerência Regional 4 (Charneca) Fone: 81 3521.6624

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Governo municipal reafirma parceria com cooperativa de Transporte Complementar




O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, acompanhado da vice-prefeita, Edna Gomes, e dos secretários de Gestão Pública, Lusivan Oliveira e de Administração e Recursos Humanos, Paulino Valério, recebeu nesta segunda-feira (18/02) em seu gabinete representantes da Cooperativa de Transporte Complementar do município. A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado no bairro da Torrinha.

O objetivo do encontro foi de reafirmar a parceria entre a Prefeitura Municipal e a cooperativa, assim como discutir melhorias para melhor atender os usuários. “A nossa finalidade é manter a parceria com a cooperativa, dando continuidade a esse elo existente há tantos anos, pois só quem tem a ganhar com essas melhorias é a população”, destacou Vado da Farmácia.

Para o presidente da cooperativa de Transporte Complementar do Cabo, Arnaldo José de Souza, esse primeiro encontro foi muito positivo. “Vemos a preocupação desta gestão em melhorar cada vez mais o transporte complementar, e isso é um ganho para o município”, pontuou. 

Vários pontos foram abordados na reunião, porém os mais importantes dados como prioridades são a instalação da bilhetagem eletrônica nos micro-ônibus; a criação de novas linhas; e a compra de carros novos adequados na nova Lei da Acessibilidade, para melhor atender o usuário, bem como a existência do caixa único e a legalização da sede da cooperativa.

NOVA LEI - A Lei Nº 2.900/2012 (conhecida como Lei da Acessibilidade) segue a mudança das kombis e vans para o veículo do tipo micro-ônibus e obedece às novas regras que são: tamanho de 9 metros; capacidade de no máximo 21 passageiros (incluindo o motorista e o cobrador); duas portas para embarque e desembarque e equipamentos para acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.


Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Melhorias na rede municipal de ensino são planejadas




O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, se reuniu em seu gabinete com uma equipe da Secretaria Municipal de Educação. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, e teve o objetivo de discutir melhorias na rede municipal de ensino.

Segundo o secretário de Educação, José Sebastião de Melo, o município teve um acréscimo maior de estudantes neste início de ano letivo. “Com esse quantitativo maior, a nossa preocupação é com o número de professores e a melhoria na estrutura das escolas”, destacou. Ainda de acordo com Sebastião, a Prefeitura está estudando a possibilidade de criar um projeto de lei que visa a criação de novas vagas para suprir o quadro de professores da rede municipal, visando a melhor qualidade de ensino aos alunos.

Um dos pontos mais abordados na reunião foi a construção de duas novas escolas. Uma escola no loteamento Garapu, para melhor atender a população local e beneficiar também a comunidade da Vila Claudete, além de mais uma escola-modelo, em Novo Horizonte, na Charneca. “Estamos analisando e fazendo um levantamento para a construção dessas novas escolas, visto que, nossa maior preocupação é proporcionar uma melhor qualidade de vida e um bom ensino para toda a população cabense”, pontuou o prefeito, Vado da Farmácia.

Na ocasião, o prefeito informou que o processo de licitação já foi feito para que os alunos possam receber o kit escolar (bolsa, caderno, lápis, caneta e borracha), fardamento e diário de classe. Estiveram presentes na reunião a vice-prefeita, Edna Gomes, e os secretários de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, Assuntos Jurídicos, Paulo Farias e de Administração e Recursos Humanos, Paulino Valério, além de funcionários da Educação.

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeito discute com Correios ampliação da distribuição postal no município




Com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários e ampliar a distribuição postal do Cabo de Santo Agostinho, o diretor Regional adjunto dos Correios, Fábio Peixoto, esteve com boa parte de sua equipe nesta segunda-feira (18/02) no gabinete do prefeito Vado da Farmácia. A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), situado na Torrinha.

O prefeito Vado agradeceu a visita e ressaltou que tem total interesse em fazer com que a população seja bem atendida pela empresa e que está aberto a ajudar no que estiver ao seu alcance. “Ainda existem áreas que ainda não possuem a entrega direta de correspondência na residência. O nosso desejo é facilitar a vida destas pessoas e faremos o possível para que a população não seja prejudicada”, relatou.

O diretor Fábio Peixoto destacou que a demanda de serviços dos Correios no município aumentou consideravelmente nos últimos anos, com o surgimento de novos loteamentos e novas áreas, como a Reserva do Paiva, e para que a empresa acompanhe esse crescimento é necessária uma série de fatores, entre eles a parceria com a Prefeitura Municipal. “A numeração das casas, logradouros e CEPs deve estar regular para que a entrega aconteça”, revelou. Segundo a gerente Regional de Atividades Externas dos Correios, Márcia Cristina Lima, as áreas que não recebem correspondência na residência não ficam descobertas, pois a distribuição é realizada de forma centralizada.

De acordo com o secretário de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, na outra gestão foram realizadas diversas reuniões com os Correios e desde 2005 toda lei para dar nome à rua que foi surgindo no município foi repassada para a empresa. “90% dos logradouros do Loteamento Garapu foram repassados e, na área das praias, grande parte também já foi encaminhado”, informou.

A equipe dos Correios ficou de fazer um levantamento das informações repassadas pela prefeitura e um mapeamento das áreas mais críticas, como Jussaral, Cidade Garapu, Bela Vista e praias, para viabilizar paliativos que vão minimizar a dificuldade de distribuição postal no município. Segundo o gerente de Distribuição do Cabo, Clerison Campelo, podem ser implantadas caixas Postais comunitárias, que são módulos de distribuição instalados nas associações de moradores e as agências de Correios que oferecem os serviços básicos.

Também estiveram presentes na reunião o secretário Executivo de Orçamento Participativo, Ricardo Marlon, e os assessores técnicos da Secretaria de Finanças, Everaldo Oliveira, e dos Correios, Rezenildo Salustiano.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Vado da Farmácia articula melhorias para o município com deputado federal



O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia recebeu nesta segunda-feira (18/02) o deputado Federal Fernando Ferro (PT) em seu gabinete para discutir temas de interesse do município, entre eles emendas parlamentares que destinam recursos para o Cabo. A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha.

“Nós trabalhamos todos os dias na prefeitura em função apenas de um único objetivo, que é proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população cabense e, se unirmos nossas forças em prol desta causa, conseguiremos trazer mais desenvolvimento para nossa cidade”, pontuou o prefeito Vado da Farmácia, se referindo à aliança que existe com o deputado.

A criação e implantação de equipamentos de saúde para idosos e pessoas com deficiência, TV digital para o município, andamento do plano de ações de resíduos sólidos e da liberação para porte de armas para a Guarda Municipal foram alguns dos assuntos abordados durante encontro. Para o deputado Fernando Ferro, é muito importante manter essa interação com o executivo do Cabo. “Estamos fazendo essa ponte entre a prefeitura e o Governo Federal para que os repasses cheguem ao município e atenda os interesses de toda a população”, ressaltou.

Também estiveram presentes na reunião os secretários de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, de Defesa Social, Genilson Caetano, de Comunicação Social, Carlos Sinésio e o assessor do deputado, Ramos Silva.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa