quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Município inicia pré-matrícula para cursos de qualificação do Pronatec



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho deu início nesta quarta-feira (20/02) ao ciclo de pré-matrículas para os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e já atingiu recorde de público. A ação acontece até esta sexta-feira (22/02) no Teatro Barreto Júnior, situado no Centro. De acordo com a Secretaria de Programas Sociais do município, a quantidade de candidatos foi satisfatória para as vagas serem preenchidas, mas quem se interessar ainda pode se dirigir ao teatro, no mesmo período da pré-matrícula, e se inscrever para o cadastro reserva.

Com a finalidade de garantir que as pessoas façam suas escolhas profissionais de forma consciente visando diminuir a evasão nos cursos, a prefeitura, em parceria com o Senai, aproveitou o primeiro dia das pré-matrículas para realizar uma palestra sobre qualificação profissional, e fez uma explanação técnica de cada curso ofertado aos candidatos que estavam presentes. De acordo com a gerente do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do município, Brígida Taffarel, esta é uma oportunidade para ingresso no mercado de trabalho. “Esta é uma chance valiosa que a população está tendo de se capacitar com profissionais qualificados através de instituições renomadas”, ressaltou.

São 420 vagas distribuídas em 13 cursos em diversas áreas, que serão executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O programa é direcionado para famílias que estão inscritas na política de assistência social do município cadastradas no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal (CAD), entre eles o Bolsa-Família, instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Além deste critério, para se inscrever é preciso ter de 16 a 59 anos.

A assistente administrativa, Eudilene Morais, 35, moradora da Cohab, estava super empolgada. “Estou muito animada com a oportunidade de qualificação, principalmente porque os cursos serão realizados no município e na cidade vizinha, em Ipojuca”, comentou. Já o soldador pórtico vê o curso como mais uma chance de voltar ao mercado de trabalho. “Estou desempregado, mas quero me requalificar e enriquecer meu currículo para conseguir um trabalho”, revelou.

RESERVA - Os documentos necessários para o cadastro reserva são o cartão do Programa Bolsa Família (NIS), original e cópia de RG e CPF, comprovantes de residência e de escolaridade ou declaração. Caso o aluno não tenha comprovante de residência, deverá levar uma declaração da associação do bairro que comprove o endereço. Se não tiver comprovante de escolaridade deverá escrever de próprio punho que possui a mínima exigida. Mais informações podem ser obtidas através da Secretaria de Programas Sociais pelo telefone 3521-6759.

Confira os cursos que estão sendo ofertados, cada um deles exige uma escolaridade específica:

- IFPE (30 vagas para cada curso): Inglês aplicado a serviços turísticos, auxiliar administrativo, montador e reparador de computadores, recepcionista de eventos, agente de observação de segurança, auxiliar financeiro, programador de web e desenhista mecânico.

- Senai Cabo: Soldador TIG (40), caldeireiro montador (40), instalador de manutenção industrial (20), auxiliar administrativo (40) e eletricista industrial (40).

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário