sábado, 2 de fevereiro de 2013

9ª edição do Baile Municipal reuniu fantasias criativas e foliões animados









O Clube da Destilaria do Cabo de Santo Agostinho se transformou, na noite dessa sexta-feira (01/02), numa arena de cores, frevo, animação e criatividade. Foi neste local que milhares de foliões puderam curtir o 9º Baile Municipal. Com o tema “Quem tem saudade não está sozinho, tem o carinho da recordação”, inspirado na música Frevo da Saudade, de Aldemar Paiva e Nelson Ferreira, o baile, além de abrir oficialmente o Carnaval do Cabo deste ano, conseguiu arrecadar aproximadamente 8 mil latas de leite, que serão doadas a instituições de caridade.

Diversas autoridades estiveram presentes na festa, organizada pela prefeitura, através da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer, com o apoio da OR- Odebrecht Realizações Imobiliárias. “O Baile Municipal vem se consagrando ao longo desses anos como um momento de descontração e também de solidariedade. O prefeito Vado da Farmácia se preocupa com o social e fez questão de continuar com a troca dos ingressos por latas de leite, que serão doadas a entidades carentes do Cabo”, ressaltou a vice-prefeita Edna Gomes, aproveitando para desejar um carnaval de paz. “Nós do Governo Municipal desejamos que todo esse período seja de alegria e tranquilidade, sem violência e sem violação dos direitos humanos”, frisou.

Quem chegou cedo ao baile foi recepcionado pela tradição e harmonia do Bloco Lírico Cordas e Retalhos, do Recife. Em seguida, houve a apresentação da Companhia de Dança Albatroz e dos nove candidatos a Rei e Rainha do carnaval 2013, que foram julgados pelos critérios de beleza, simpatia e frevo no pé. Os vencedores foram Michael Públio (22 anos, morador da Cohab) e Aurícia Maria Rocha (23 anos, de Santo Inácio). Eles receberam o prêmio de R$ 2,5 mil cada. “É a primeira vez que participo desse concurso e estou muito feliz por ter vencido. Essa festa é maravilhosa”, pontuou o rei Michael. “Para mim é uma explosão de alegria, já que estou sendo rainha do carnaval do Cabo pela segunda vez”, disse Aurícia.

Após a escolha do rei e da rainha foi a vez da grande atração da noite, Claudionor Germano, subir ao palco. “É a primeira vez que me apresento no Cabo, logo num dia muito especial, já que hoje comemoro os 60 anos da minha primeira música gravada”, afirmou ele, que trouxe um repertório recheado de músicas do mestre Capiba. Além do consagrado cantor de frevo, abrilhantaram a festa a Orquestra Universal e a Escola de Samba Gigantes do Samba.

O secretário de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, fez uma boa avaliação do baile. “A cada ano superamos a expectativa de público e notamos que toda a cidade se mobiliza tanto para brincar na festa com sua fantasia quanto para doar as latas de leite”, enfatizou. E os foliões capricharam no visual. Fantasias de todos os tipos e cores circularam pelo salão. Uma das mais chamativas foi a de Eraldo Mafra, 28 anos, professor, que há oito anos participa do Baile Municipal e desta vez foi fantasiado de um dos personagens do filme Toy Story. “A cada ano esse evento vem melhorando e atraindo mais pessoas. Acho muito interessante essa mistura de fantasias e sempre procuro inovar nas minhas”, comentou ele. A manicure Amanda de Lima, 34, participa a quatro anos da festa. “Gosto muito do baile. A organização a cada ano está melhor e por isso trouxe minhas amigas para prestigiar comigo essa prévia de carnaval”, enfatizou.

HOMENAGEM – A Prefeitura do Cabo homenageou no baile Rubem Marques Vera Cruz, presidente do bloco Bacalhau do Rubem, que há 33 anos faz a alegria dos foliões cabenses na quarta-feira de cinzas na praia de Suape. Ele recebeu uma placa e um novo estandarte. “Nunca pensamos em receber essa homenagem e estamos muito felizes com essa iniciativa da prefeitura. É uma imensa felicidade para nós”, declarou Rubem, acompanhado de sua esposa, Alaíde Vera Cruz.

DECORAÇÃO – A decoração do evento foi toda inspirada nos carnavais do passado e em um dos personagens famosos do carnaval, Pierrot. Dori Edson, o decorador, explorou as cores preto e branco e utilizou cetim, paetês e voil, além de sombrinhas de frevo.

DIFERENCIAL – Os candidatos a Rei e Rainha do Carnaval do município e uma das apresentadoras da festa tiveram seus looks assinados pelo jovem e talentoso estilista DihRôh Monteiro, 22, cabense. “Para mim foi muito gratificante ver meu trabalho sendo divulgado e valorizado na minha terra. Só tenho a agradecer à prefeitura”, destacou ele, que também foi um dos jurados do concurso.

SEGURANÇA – Além da segurança contratada, a prefeitura montou um esquema especial para garantir a tranquilidade dos foliões durante a festa. Duas viaturas da Guarda Municipal e uma de Trânsito foram disponibilizadas, com um efetivo de 12 guardas, que trabalharam em conjunto com a Polícia Militar, através do 18º Batalhão do município.

SERVIÇOS – Uma equipe do grupamento de bombeiros também foi disponibilizada, com ambulância, medicamentos e assistência pré-hospitalar. O grupamento também fiscalizou toda a área antes e durante a festa. O grupo das Mulheres Empreendedoras também teve espaço para divulgar e comercializar seus produtos, levando adereços carnavalescos e outros produtos. A violência contra a mulher e a exploração sexual de crianças e adolescentes também foram combatidas no espaço, através de panfletos distribuídos no evento e orientações.

Texto: Raíza Muniz - Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário