sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Secretaria de Cultura faz avaliação positiva do carnaval 2013




O carnaval 2013 do Cabo de Santo Agostinho manteve a tradição e garantiu a folia em diversas localidades do município. Mais de 150 agremiações, entre blocos e troças, levaram para as ruas a magia da festa de Momo. Além disso, três polos, montados no Centro, no distrito de Jussaral e na praia de Gaibu, animaram os presentes com shows de artistas da terra. O prefeito Vado da Farmácia acompanhou de perto toda a folia, que teve a segurança garantida pela Polícia Militar e a Guarda Municipal.

O secretário Executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, avaliou positivamente o período carnavalesco. “Apesar de estarmos a menos de dois meses em uma nova gestão, fizemos uma ótima festa. Abrimos o carnaval oficialmente no Baile Municipal, que este ano chegou a sua 9ª edição”, disse ele, ressaltando que o evento superou as expectativas. “Além do entretenimento que o baile proporcionou com a escolha do rei e rainha do carnaval e atrações de porte como Claudionor Germano, conseguimos fazer com que a população participasse ativamente, trocando seus ingressos por latas de leite, que estão beneficiando entidades do município”, acrescentou. Este ano, a prefeitura arrecadou cerca de 7 mil latas de leite em pó e já começou a distribuí-las para instituições de caridade.

Já o carnaval de rua foi aberto oficialmente com o desfile do Bloco Zé Pereira do Vavá da Vaca, que com tradição e energia trouxe os foliões para dar as boas vindas ao período momesco na quinta-feira que antecede a festa. “O Cabo tem essa particularidade de ter um forte carnaval de rua, onde as pessoas têm autonomia para criar um bloco com a sua cara e conseguem conquistar um bom público. A maioria deles recebe incentivo do Governo Municipal”, comentou o secretário. Rinaldo da Costa também destacou a segurança dos eventos. “O povo do Cabo soube brincar e não registramos nenhuma ocorrência grave”, frisou.

Nos polos, os artistas locais deram um verdadeiro show, priorizando os ritmos da região durante os quatro dias de Momo. “No Centro, montamos a Passarela Cultural pelo segundo ano consecutivo e obtivemos muito sucesso. Este foi um polo específico do frevo. O distrito de Jussaral também foi contemplado com um polo. Já na praia de Gaibu, uma parceria entre a Empetur e o deputado Everaldo Cabral proporcionou a montagem de um polo”, pontuou o secretário, aproveitando para agradecer à Caixa Econômica Federal - pelo apoio no polo do Centro - e também à própria população, “peça importante para o sucesso do carnaval”.

De acordo com o gerente de Turismo do Cabo, Ramon Júnior, a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas foi de quase 90% no período do Carnaval, o que gerou um incremento na economia do município. 

Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário