terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ponte dos Carvalhos recebe grande mutirão de limpeza e manutenção



A Prefeitura do cabo de Santo Agostinho deu continuidade nesta terça-feira (19/02) o grande mutirão de limpeza e manutenção que está percorrendo diversos bairros da cidade. Durante toda esta semana, o trabalho vai contemplar o distrito de Ponte dos Carvalhos levando vários serviços que vão proporcionar maior mobilidade para a população. A intervenção está na sua 3ª etapa, e já percorreu e beneficiou a área do Centro e praias. A próxima comunidade a receber os serviços será Pontezinha.

De acordo com o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, André Morais, os últimos meses foram atípicos por conta das festas de final de ano, onde muitas pessoas fazem reformas e mudanças, e isso gerou um acúmulo grande de lixo e entulho na cidade. “Seguindo a determinação do prefeito Vado da Farmácia, estamos unindo esforços de várias secretarias para realizar mais uma etapa deste grande mutirão, que está contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população cabense”, relatou.

Como o distrito tem uma vasta área territorial, o mutirão foi dividido em duas fases. A primeira vai englobar o lado de Ponte dos Carvalhos (novo) contemplando todo Loteamento Ilha até a área do Centro Social Urbano (CSU) e na segunda, todo o outro lado (antigo). Cerca de 100 trabalhadores iniciaram os serviços na Rua Diácono Abdias Valério de Oliveira (antiga Rua 14) de retirada de entulho e lixo domiciliar, varrição, capinação, desobstrução de canais e galerias, pintura de meio-fio, poda de árvores. Além disso, uma equipe de eletricistas também estará nos locais com os serviços de iluminação, realizando as trocas de lâmpadas em postes que estiverem apagados.

O mutirão está contando com 10 caminhões (caçamba e compactador), 2 máquinas (retroescavadeira e pá mecânica) e é uma ação integrada entre diversas secretarias, entre elas, Governo, Assuntos Estratégicos, Infraestrutura, Limpeza Pública, Coordenação Regional e Serviços Públicos, Programas Sociais e Defesa Social.

O grande diferencial desta ação é o trabalho de prevenção que vai facilitar a vida dos moradores no período das chuvas. Para reforçar a questão da conscientização da população local, 15 agentes de mobilização estão visitando as casas e conversando com os residentes para que contribuam com a administração, não jogando lixo nas canaletas e canais, favorecendo o escoamento natural das águas e evitando alagamentos. “É muito importante a participação da população neste trabalho, ajudando a prefeitura a manter a cidade limpa, colocando o lixo no horário certo da coleta e entrando em contato com a prefeitura quando fizer qualquer reforma para saber o calendário especifico da retirada dos entulhos”, orientou o secretário André Morais.

Para a o comerciante José Ricardo da Silva, 45 anos, que possui estabelecimento há 10 na antiga Rua 14, esta iniciativa é muito boa. “Com esta ação, o acesso tanto para os pedestres como para os carros vai melhorar bastante”, pontuou. Já a dona de casa Marina Maria de Oliveira, 66, também moradora da mesma rua há 44 anos, o importante é que a população faça sua parte. “Se as pessoas conservarem o que está sendo feito, no período das chuvas seremos bem menos castigados”, revelou.

A população pode ser um parceiro da prefeitura contribuindo para manter a cidade limpa e ajudando através de contato com as gerências regionais pelos telefones:

Gerência Regional 1 (Cohab) Fone: 81 3524 9112
Gerência Regional 2 (Gaibu) Fone: 81 3512.7003
Gerência Regional 3 (Ponte dos Carvalhos) Fone: 81 3522.2731 e 2716
Gerência Regional 4 (Charneca) Fone: 81 3521.6624

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário