quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Pelo menos 15 blocos e troças desfilam nesta Quarta-Feira de Cinzas pelas ruas do Cabo




O carnaval continua a todo o vapor no Cabo de Santo Agostinho nesta Quarta-Feira de Cinzas (13/02). Com apoio da Prefeitura, pelo menos 15 blocos e troças ainda vão desfilar pelo município durante todo o dia, arrastando foliões que continuam na brincadeira. Na área central da cidade, um dos destaques é o Bacalhau do China, que sai às 15h pelas ruas do bairro da Destilaria. Já à meia noite é a vez do Bloco do Defunto desfilar, saindo do Cemitério de São José, na Sapucaia. Em Ponte dos Carvalhos, uma das atrações é o Bacalhau Gay, que sai às 20h (próximo ao antigo Espetão). O bloco infantil Pingo de Gente desfila às 15h, em Pontezinha, saindo da Rua da Matriz. Outra atração da Quarta-Feira Gorda é o Bacalhau do Rubem, que desfila na praia de Suape, a partir das 10h.

Nessa terça-feira (12/02), os moradores de Enseada dos Corais festejaram o carnaval com o desfile do Bloco Amigos e Cia. A concentração foi na Avenida 2. De lá, o bloco percorreu toda a avenida, voltando depois ao seu ponto de partida, ao som das Bandas Soluê e Patusco. A agremiação arrastou mais de 1,5 mil foliões. Com 5 anos de existência, o Bloco foi criado a partir de uma brincadeira de amigos que tinham uma troça que saía nos dias de carnaval e anos depois se tornaria no Amigos e Cia.

Toda uma estrutura de apoio foi montada, de acordo com o organizador Luis Lemos, "Temos um trio de apoio, onde aportam 16 banheiros químicos e um bar, para melhor servir aos brincantes. Também 140 homens fazem a segurança dos foliões", informou. A Polícia Militar e a Guarda Municipal reforçaram a segurança em toda a área do desfile.

BLOCO ARATU - A agremiação mais esperada de Ponte dos Carvalhos nesta terça-feira saiu às 13h, da Praça dos Milagres, percorrendo as principais ruas locais, até chegar à BR-101-Sul, onde a animação ficou por conta da Banda Bicho do Mato. Fundado em 1996, por um grupo de amigos, o bloco e seu trio elétrico arrastam milhares de pessoas todos os anos no último dia do reinado de Momo.

Um dos foliões mais ilustres e sempre cumprimentado pelo povo por onde passava era o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, que estava acompanhado da vice-prefeita Edna Gomes acompanharam toda a festa. "Este ano é apenas a continuidade do que sempre foi bom pra mim, o respeito do povo por mim não mudou em nada. Faço da alegria do povo a minha", afirmou. Sempre animada, Edna Gomes disse que esse carnaval é a cara de Vado. "É de uma satisfação enorme para mim e para o prefeito estarmos aqui. O povo comemora com ele essa data, com muito carinho e, nessa irreverência, Vado trabalha com o povo. Esta é a marca de sua gestão", assegurou Edna.

De acordo o diretor do bloco, João de Morais, na sua fundação, há 17 anos, queria um nome que se identificasse com Ponte dos Carvalhos. O aratu, cujas espécie vivemno mar (aratu colorido) e em manguezais (aratu cinza), era perfeito para fazer referência ao bairro, tanto pelo grande manguezal que existe em Ponte dos Carvalhos, como pelo extenso litoral do Cabo. De acordo com a lenda dos pescadores, o aratu de manguezal é atraído pelo som da batida na lata, o que motivou a criação de um bloco de carnaval", revelou Morais.

Ainda segundo ele, o Bloco do Aratu movimenta bastante a economia do município nessa época, além de ser considerado uma agremiação onde os foliões brincam com segurança. “O Aratu arrasta cerca de 30 mil pessoas todos os anos, gerando renda para os comerciantes locais. Além disso, fazemos um carnaval seguro, uma vez que o trio elétrico é puxado por um cordão de isolamento, proporcionando ao folião tranquilidade durante a brincadeira”, assegurou.

A comunidade destacou o desfile do Aratu como sendo a atração mais importante do dia. De acordo com a moradora Ivaneide Lima, doméstica, de 39 anos, nesta data, sua casa fica lotada de amigos e parentes, que não moram no município, mas não perdem a passagem do bloco,. "O que eu mais gosto é a amizade e o clima familiar. Se não tiver Aratu, não tem carnaval, e esse ano ficou melhor porque fiquei brincando do lado do meu prefeito Vado, muito querido por nós", revelou.

Prestigiaram o evento, o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos e o secretário Executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, que falou que este carnaval a palavra foi integração de todas as Secretarias para melhor servir aos blocos e foliões. "A prefeitura apoia 145 Blocos Carnavalescos, resgatando e popularizando o nosso carnaval, juntamente com o carisma de Vado". No desfile da agremiação, 50 homens da Polícia Militar e 20 da Guarda Municipal e Guardas de Trânsito estiveram presentes garantindo a segurança e o conforto dos foliões. Uma equipe médica com uma ambulância para socorro imediato também estava disponível no local.

O dia acabou com a saída, às 18h, do Bloco A Turma do Besouro, em Pontezinha, que partiu da Rua Santa Cruz, percorrendo as principais ruas do bairro. O prefeito do Cabo, Vado da Farmácia, também prestigiou o desfile e acompanhou animadamente o bloco.

Texto: Giorgio Bruno – Estagiário da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário