segunda-feira, 29 de julho de 2013

Campanha contra Sarampo é realizada no Cabo

Campanha contra Sarampo é realizada no Cabo


sarampo_index2
Crianças de 6 meses a 4 anos, participaram  neste sábado(27/07), do “Dia D” da campanha de vacinação contra o sarampo. A ação que é promovida pelo Governo do Estado e desenvolvida pela Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, visa intensificar  e conscientizar a população sobre a importância da tríplice viral, que também protege contra a rubéola e caxumba e integra o calendário básico de vacinação.  A campanha de vacinação segue até a próxima sexta-feira (02/8), em todas as unidades de saúde da Rede Municipal.
As crianças devem tomar duas doses da vacina combinada contra rubéola, sarampo e caxumba (tríplice viral): a primeira, com um ano de idade; reforço com um ano e três meses; e a segunda dose, entre quatro e seis anos. O efeito da vacina, ou seja, a imunidade tem início duas semanas após a imunização.
De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Vivine Pina, a principal forma de prevenção contra sarampo é a vacinação, por meio da vacina tríplice viral, disponível nos postos de saúde durante todo o ano. “Os pais devem lembrar de levar sempre o cartão de vacinação, que é o documento essencial para determinar se a criança tem necessidade ou não da vacina”, alertou ela.
DOENÇA- O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas incluem, manchas avermelhadas na pele (exantena maculopapular eritematoso), febre, acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e coriza. O período de incubação é, geralmente, de dez dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema (erupção cutânea).
SERVIÇO- A vacina Tríplice viral é oferecida gratuitamente em todas as unidades de saúde do município (das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira).
Supervisores da Campanha de Vacinação
Supervisores da Campanha de Vacinação






Texto e fotos: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário