sexta-feira, 5 de julho de 2013

Conferência Municipal de Educação segue até este sábado


conf-educ-6A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está realizando até este sábado (06/07) a 6ª Conferência Municipal de Educação. A abertura da atividade aconteceu na noite dessa quinta-feira (05). Na ocasião, a vice-prefeita, Edna Gomes, prestigiou o evento, representando o prefeito Vado da Farmácia. Uma palestra foi ministrada pelo professor da Universidade Federal Rural e Pernambuco, Hugo Monteiro Ferreira. Com o tema “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular; Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, a conferência municipal é uma iniciativa da Secretaria de Educação.
conf-educ-4“O tema da conferência deste ano é bastante significativo, pois nos traz um retrato de um Brasil que anseia por mudança, e essas reivindicações que estão acontecendo nas ruas reflete também o desejo por uma educação cada vez melhor”, declarou a vice-prefeita. “Para o povo brasileiro a educação é prioridade, porque sem educação não conseguimos chegar a lugar algum. A participação popular é de extrema importância, e este é um momento de escuta onde podemos transformar propostas em políticas públicas para proporcionar a nossas crianças um futuro melhor”, comentou a vice-prefeita, Edna Gomes.
conf-educ-3O secretário de Educação, Elias Santos, também frisou a importância desse momento para o município. “A área do ensino é apaixonante. Sabemos que a escola precisa avançar de acordo com o crescimento da sociedade, até porque não vivemos mais em uma sociedade tradicional, e sim em uma sociedade moderna. E esse fórum de discussão serve justamente para discutirmos o que queremos para as escolas”, ressaltou.
De acordo com o palestrante e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Hugo Monteiro Ferreira, a conferência é importante porque propõe a discussão do sistema nacional de ensino para uma articulação com o plano nacional de Educação. “Para que esse plano aconteça e para que tenha efetivamente uma materialidade, temos que pensar na participação das pessoas, no regime de colaboração e na proposta de cooperação federativa”, destacou. “São três temáticas que se desdobram nos setes eixos que estão presentes na Conferência Nacional de Educação e que dão origem às discussões nas conferências municipais”, comentou.
Confira a programação da 6ª Conferência Municipal de Educação:
05/07
8h às 17h – Atividades com grupos para estudos dos seguintes eixos temáticos
I – Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação
II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos
III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente
IV – Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem
V – Gestão democrática, participação popular e controle social
VI – Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho
VII – Financiamento da educação, de gestão, transparência e controle social de recursos
06/07 – 8h às 17h – Plenária e encerramento
conf-educ-2







Texto: Gesla Ferreira – Estagiária da Secom / Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário