sexta-feira, 19 de julho de 2013

Moradores de São Francisco recebem mutirão de combate à dengue

Moradores de São Francisco recebem mutirão de Combate à Dengue


acaodenguebairro1Para prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, agente transmissor da dengue, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta sexta-feira (19/07), um mutirão no bairro São Francisco. A mobilização é uma ação integrada entre as secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e Defesa Social, além do apoio do Comitê Municipal de Controle da Dengue. Durante o mutirão, os mobilizadores visitaram as residências para retirar entulhos, que poderiam servir como possíveis criadouros do mosquito da dengue, distribuíram materiais educativos e informaram as medidas de prevenção para evitar a doença.
De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Viviane Pina, o mutirão tem o intuito de conscientizar a população. “Nesta área estamos desenvolvendo um trabalho educativo, explicando para os moradores as medidas necessárias para evitar o mosquito causador da dengue”, explicou ela. A gerente ainda comentou que a mobilização foi produtiva. “Estamos conseguindo entrar nas casas para inspecionar e sensibilizar a população, explicando o porquê da nossa visita”, revelou Viviane.
acaodenguebairro2
“Precisamos da população trabalhando com a gente para que todos sejamos aliados na fiscalização da água parada e na eliminação dos possíveis focos do mosquito transmissor da dengue”, enfatizou o secretário de Saúde, Luís Lima.
Na ocasião, a coordenadora do programa municipal de controle à dengue, Érica Murayama, informou que a coleta dos dados obtidos para o Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), mostrou que o município está com um índice de 2,4%, o que revela que a população cabense deve permanecer em alerta, caso tenha o vírus da dengue. Já no bairro São Francisco, foi constatado um índice de 3,6%, o que significa de risco. Érica Murayama explicou que, apesar do problema estar controlado dentro da área urbana do Cabo, as pessoas não devem relaxar em tomar as medidas preventivas de rotina para evitar que a doença não se prolifere no município.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO- A dengue pode matar, por isso mantenha tanques e tonéis tampados, retire todo material que possa acumular água dos seus quintais, coloque todos os materiais recicláveis em local coberto e livre de água. Não jogue lixo em terrenos baldios.
SERVIÇO- A equipe do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) está sempre pronta para prestar esclarecimentos e receber denúncias, que podem ser feitos pelos telefones: 3524-9030 e 3521-6720. Os Agentes de Combate a Endemias atuam em todos os bairros, fazendo vistorias nas casas e orientando a população sobre os riscos e a importância da mobilização para o combate ao mosquito.

Texto e Fotos: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário