segunda-feira, 29 de julho de 2013

Prefeitura realiza seminário preparatório para 3ª Conferência de Igualdade Racial


conferencia-01A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial promoveram, na tarde desta segunda-feira (29/07), um seminário preparatório para 3ª Conferência Municipal de Igualdade Racial. O evento teve início às 14h, e foi realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha. O objetivo foi mobilizar governo e sociedade civil para discutirem temas ligados a políticas de enfrentamento ao racismo e igualdade, que serão levados à conferência.
O evento contou com a participação da assessora especial da Secretaria de Programas Sociais, Maria do Carmo da Silva; da coordenadora da Casa dos Conselhos, Jane Santos; da secretária Executiva da Mulher, Tereza Claudina; de conselheiros, representantes do Centro das Mulheres do Cabo e sociedade civil.
conferencia-02“Este seminário acontece como uma etapa preparatória para conferência, E para a gestão do prefeito Vado da Farmácia é de fundamental importância convidar a sociedade, ouvi-los e extrair subsídios para o dia do evento”, destacou Maria do Carmo.
Entre os temas abordados pelo seminário estavam a democracia e desenvolvimento sem racismo, avanços e desafios, arranjos institucionais, estratégia de enfrentamento ao racismo e proposição de mobilização. O arte-educador Jonathas Douglas, 23, estava participando do seminário e também ressaltou sua importância. “Queremos formar alianças conhecendo ideias diferentes, como sou rapper, participo muito da cultura negra e quero expor e adquirir conhecimentos”, enfatizou.
conferencia-03Uma das principais pontos discutidos foi o da doença que mais atinge os negros, a anemia falciforme. No Brasil, estima-se que 3 de cada 100 pessoas são portadoras de traço de anemia falciforme e 1 em cada 500 negros brasileiros nasce com a doença. Ela é genética e hereditária, causada por anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pela retirada do oxigênio dos pulmões, transportando-o para os tecidos. “A maior parte dos negros desconhecem essa doença e muitos, por não se considerarem negros, não se consultam para diagnosticá-la”, explicou Samuel do nascimento, 45, professor de história e participante do seminário. “Este seminário é importantíssimo para alavancar os anseios da comunidade negra do município do Cabo”, completou ele. A 3ª Conferência de Igualdade Racial está programada para os dias 9 e 10 de agosto.
Texto: Cristiane Ferreira – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Ivan Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário