sábado, 13 de julho de 2013

Prefeitura e movimentos dos sem teto firmam parceria para construção de mil moradias


assinaturacasa01O Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, assinou neste sábado (13/07) um termo de compromisso repassando para o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e o Movimento de Luta e Resistência Popular (MLRP) uma área de sete hectares, onde serão construídas 1 mil moradias, financiadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), através do Programa Minha Casa Minha Vida. A solenidade de assinatura aconteceu pela manhã, no Clube da Destilaria, num clima de muita festa, proporcionada pelas famílias beneficiadas. Secretários municipais, vereadores e lideranças dos movimentos sociais por moradia participaram do evento.
De acordo com o termo de compromisso, a prefeitura está doando o terreno de 7 hectares localizado no loteamento Nova Vila Claudete, área bastante valorizada, por ficar próxima ao centro da cidade. Segundo o secretário de Planejamento e Meio Ambiente do Cabo, Marcos Germano, o MTST e o MLRP vão dispor cada um de 2,5 hectares para construir as habitações (500 em cada área), enquanto a outra parte da área com dois hectares será destinada a espaços de lazer e uso comum dos futuros moradores. A construção das habitações deve ter início nos próximos meses.assinaturacasa03
Após saudar e agradecer a presença de todos, o prefeito Vado destacou a importância da casa própria na vida das pessoas e por isso a prefeitura decidiu trabalhar em parceria com os governos estadual e federal e com os movimentos sociais para realizar o sonho de quem não tem lugar digno para residir. “Sei o que essas pessoas sofrem. Por isso é justo o que elas estão reivindicando”, afirmou Vado, que foi muito festejado durante todo o evento.
assinaturacasa04Além dos vereadores Amaro do Sindicato e Ezequiel Santos, vários líderes dos movimentos sociais por moradia falaram, sempre destacando o apoio que vêm recebendo desde o início do ano da atual gestão municipal. Para o coordenador do MLRP, Eudes Ribeiro, o prefeito Vado está colaborando com as entidades sociais para que muitas famílias realizem o sonho da casa própria. “Este é um governo competente, que está mostrando a que veio. Vado vai fazer muito mais. O Cabo tem um projeto habitacional de qualidade”, disse o líder do MLRP. No evento, a CEF foi representada por Marcelo Pinto.
Também o reverendo Marcos Cosmo, coordenador do MTST no Estado, elogiou o tratamento que a gestão de Vado dá aos trabalhadores sem teto. Ele falou da luta árdua das pessoas mais carentes para conquistar moradia, mas disse que no Cabo, ao contrário do que ocorre em outros municípios, os resultados estão sendo alcançados. O secretário municipal de Governo, Luiz Pereira, destacou o esforço que a atual gestão vem empreendendo para atender essas demandas. Ele disse que a equipe, seguindo determinação do prefeito Vado, está orientada para trabalhar de forma incansável visando melhorar a vida das pessoas que mais precisam.assinaturacasa06
Texto: Carlos Sinésio – Secom/ Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário