terça-feira, 9 de julho de 2013

Diversas solenidades marcam as comemorações alusivas ao aniversário do Cabo


hasteamentonivercabo01
As festividades alusivas aos 136 anos de emancipação política do município do Cabo de Santo Agostinho foram marcadas pela tradição, na manhã desta terça-feira (09/07). Com muita alegria, autoridades municipais e estaduais participaram junto com a população das solenidades em homenagem ao município, organizadas pela Prefeitura Municipal. O prefeito Vado da Farmácia comandou toda a festa e, ao final, ainda entregou aos cabenses diversas obras e equipamentos públicos.
missanivercabo03Logo cedo, às 5h, a população pôde ouvir a alvorada festiva anunciando que o dia 9 havia chegado e que hora de comemorar. Às 8h, como de costume, houve a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do Cabo. O ato foi realizado no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, e contou com a participação da Filarmônica 15 de Novembro Cabense. Em seguida, todos os presentes se dirigiram à Igreja Matriz de Santo Antônio para a missa em ação de graças ao aniversário do município. A missa foi celebrada pelo monsenhor Josivaldo Bezerra (vigário do Vicariato Cabo), pelos padres Severino Lourenço, Jair Honório (ambos da Paróquia de São José Operário, da Vila Social) e Alberto Milanez (administrador da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, de Ponte dos Carvalhos) e pelo diácono Genival Cunha.
missanivercabo04Na ocasião, o prefeito Vado, acompanhado da primeira dama, Débora Costa, e da vice-prefeita, Edna Gomes, destacou o significado desta data. “Durante esses 136 anos, vários prefeitos deixaram sua contribuição para o município e é um orgulho estar tendo a oportunidade de poder contribuir para o desenvolvimento desta cidade tão importante”, declarou. “Sabemos que todo o Brasil como um todo está passando por algumas dificuldades, mas, juntos, vamos conseguir superar e fazer do Cabo uma cidade cada vez melhor para o povo”, enfatizou.
bolonivercabo05Após a missa, as festividades continuaram no Pátio da Estação Ferroviária, no Centro, onde houve a entrega dos troféus aos vencedores da 19ª Corrida da Ladeira e de brindes aos participantes da 6ª Caminhada da Pessoa Idosa. Também neste local, o prefeito Vado recebeu das mãos de um dos coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Claudivânio Francisco, um documento com algumas reivindicações do segmento. O movimento também levou algumas faixas agradecendo ao prefeito o apoio que vem dando às suas lutas. Além disso, foi feito o tradicional corte do bolo, sendo distribuído em seguida para os presentes ao som da banda de forró pé de serra Chinelo Rasgado.
bolonivercabo04
INAUGURAÇÕES – Para marcar os 136 anos do Cabo, o prefeito Vado da Farmácia realizou a entrega simbólica de obras e equipamentos nas áreas de educação, saúde, esportes e infraestrutura, através de um vídeo. Foram nove ao todo: os parques aquáticos das escolas-modelos de Enseada dos Corais e Garapu; o auditório multiuso e a quadra poliesportiva da escola-modelo de Nova Era; a pavimentação da Rua dos Escoteiros na comunidade de Pirapama; a Casa do Acessuas (Acesso ao mundo do trabalho) em Ponte dos Carvalhos; a Praça Senhor do Bonfim (no Centro); o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Gaibu; o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Ponte dos Carvalhos e a Unidade de Saúde da Família do Loteamento Novo Horizonte.
_DSC0052VISITA – Após as solenidades da manhã, o prefeito Vado, acompanhado de várias autoridades, visitou as instalações da nova Unidade de Saúde da Família do município, que irá beneficiar os moradores do Loteamento Novo Horizonte. O equipamento ganhou o nome de Josefa Camilo da Silva, parteira por 35 anos e mãe do vereador Amaro Honorato (Amaro do Sindicato). A unidade foi construída através de uma parceria entre a prefeitura e a empresa IMPSA, e vai contar com pediatra, enfermeira, dentista, clínico geral e equipe de saúde da família.
_DSC0033“Estamos inaugurando este posto completo, com toda a infraestrutura e conforto que a população merece”, ressaltou o prefeito. A dona de casa Helena Maria dos Santos, 60 anos, não escondia a alegria de ver a entrega da unidade de saúde. Ela levou os três netos para conhecer as instalações. “Ficou tudo ótimo. Nossa comunidade estava precisando muito desse posto e graças a Deus conseguimos”, comentou.


Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Ivan Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário