As festividades alusivas aos 136 anos de emancipação política do município do Cabo de Santo Agostinho foram marcadas pela tradição, na manhã desta terça-feira (09/07). Com muita alegria, autoridades municipais e estaduais participaram junto com a população das solenidades em homenagem ao município, organizadas pela Prefeitura Municipal. O prefeito Vado da Farmácia comandou toda a festa e, ao final, ainda entregou aos cabenses diversas obras e equipamentos públicos.
Logo cedo, às 5h, a população pôde ouvir a alvorada festiva anunciando que o dia 9 havia chegado e que hora de comemorar. Às 8h, como de costume, houve a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do Cabo. O ato foi realizado no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, e contou com a participação da Filarmônica 15 de Novembro Cabense. Em seguida, todos os presentes se dirigiram à Igreja Matriz de Santo Antônio para a missa em ação de graças ao aniversário do município. A missa foi celebrada pelo monsenhor Josivaldo Bezerra (vigário do Vicariato Cabo), pelos padres Severino Lourenço, Jair Honório (ambos da Paróquia de São José Operário, da Vila Social) e Alberto Milanez (administrador da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, de Ponte dos Carvalhos) e pelo diácono Genival Cunha.
Na ocasião, o prefeito Vado, acompanhado da primeira dama, Débora Costa, e da vice-prefeita, Edna Gomes, destacou o significado desta data. “Durante esses 136 anos, vários prefeitos deixaram sua contribuição para o município e é um orgulho estar tendo a oportunidade de poder contribuir para o desenvolvimento desta cidade tão importante”, declarou. “Sabemos que todo o Brasil como um todo está passando por algumas dificuldades, mas, juntos, vamos conseguir superar e fazer do Cabo uma cidade cada vez melhor para o povo”, enfatizou.
Após a missa, as festividades continuaram no Pátio da Estação Ferroviária, no Centro, onde houve a entrega dos troféus aos vencedores da 19ª Corrida da Ladeira e de brindes aos participantes da 6ª Caminhada da Pessoa Idosa. Também neste local, o prefeito Vado recebeu das mãos de um dos coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Claudivânio Francisco, um documento com algumas reivindicações do segmento. O movimento também levou algumas faixas agradecendo ao prefeito o apoio que vem dando às suas lutas. Além disso, foi feito o tradicional corte do bolo, sendo distribuído em seguida para os presentes ao som da banda de forró pé de serra Chinelo Rasgado.
INAUGURAÇÕES – Para marcar os 136 anos do Cabo, o prefeito Vado da Farmácia realizou a entrega simbólica de obras e equipamentos nas áreas de educação, saúde, esportes e infraestrutura, através de um vídeo. Foram nove ao todo: os parques aquáticos das escolas-modelos de Enseada dos Corais e Garapu; o auditório multiuso e a quadra poliesportiva da escola-modelo de Nova Era; a pavimentação da Rua dos Escoteiros na comunidade de Pirapama; a Casa do Acessuas (Acesso ao mundo do trabalho) em Ponte dos Carvalhos; a Praça Senhor do Bonfim (no Centro); o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Gaibu; o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Ponte dos Carvalhos e a Unidade de Saúde da Família do Loteamento Novo Horizonte.
VISITA – Após as solenidades da manhã, o prefeito Vado, acompanhado de várias autoridades, visitou as instalações da nova Unidade de Saúde da Família do município, que irá beneficiar os moradores do Loteamento Novo Horizonte. O equipamento ganhou o nome de Josefa Camilo da Silva, parteira por 35 anos e mãe do vereador Amaro Honorato (Amaro do Sindicato). A unidade foi construída através de uma parceria entre a prefeitura e a empresa IMPSA, e vai contar com pediatra, enfermeira, dentista, clínico geral e equipe de saúde da família.
“Estamos inaugurando este posto completo, com toda a infraestrutura e conforto que a população merece”, ressaltou o prefeito. A dona de casa Helena Maria dos Santos, 60 anos, não escondia a alegria de ver a entrega da unidade de saúde. Ela levou os três netos para conhecer as instalações. “Ficou tudo ótimo. Nossa comunidade estava precisando muito desse posto e graças a Deus conseguimos”, comentou.
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Ivan Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário