Representantes do governo, sociedade civil organizada e poder legislativo do Cabo de Santo Agostinho estão reunidos, nesta sexta-feira (27/07), para contribuir com a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. O objetivo do encontro é debater a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a mudança nos padrões de produção e consumo. O evento está sendo realizado no Sest/Senat, situado às margens da rodovia PE-60, na Vila do Rosário. A Conferência foi organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.
Logo cedo os participantes fizeram o credenciamento e acompanharam a formação da mesa, composta pela vice-prefeita, Edna Gomes; os secretários de Governo, Luiz pereira e de Planejamento e Meio Ambiente, Marcos Germano; vereadores Alexandre Guedes e Ricardo Carneiro; o assessor Especial, André Morais e a gerente de Projetos da Secretaria das Cidades de Pernambuco, Ana Gama.
A vice-prefeita, Edna Gomes, ressaltou a preocupação do prefeito Vado com o meio ambiente e convidou a população para ser também um agente do planeta. “Nós só conseguimos cuidar da cidade, do estado e do país se ouvirmos as pessoas. Todos vocês podem ajudar a transformar esse mundo em um lugar melhor para se viver”, destacou.
Para o secretário Marcos Germano, a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente compõe uma das etapas de consulta pública que o município está realizando para definir as prioridades que também serão incluídas no Plano Plurianual (PPA), que é o planejamento orçamentário do município para 2014/2017. “O cuidado com o meio ambiente tem como princípio fundamental a consciência das pessoas com a prática do coletivo, aonde os cuidados ou não com a sua casa vai impactar diretamente na qualidade de vida do seu vizinho”, alertou.
A professora Maria José da Silva, 51, moradora de Ponte dos Carvalhos, sempre que pode participa de seminários, conferências e audiências públicas com críticas, sugestões e elogios para ajudar o Cabo de Santo Agostinho a se tornar cada vez mais um lugar melhor para se viver. “É muito importante a participação do povo em eventos como esse. A população precisa se educar para respeitar mais a natureza e assim construirmos um ambiente melhor e mais saudável”, avaliou. “Há anos não tínhamos um debate público voltado para a questão ambiental, é muito bom ter esse espaço no município”, comemorou o presidente da Associação de Moradores de Águas Compridas em Gaibu, Crelio José da Silva.
Em seguida, uma palestra sobre o Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos, o qual o Cabo está inserido juntamente com mais 13 municípios, foi ministrada pela gerente Ana Gama. A programação segue até o final da tarde com a divisão dos grupos de trabalho e escolha das propostas, plenária final e eleição dos delegados que irão representar o município na 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, prevista para acontecer nos dias 30 e 31 de agosto.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário