sexta-feira, 26 de julho de 2013

Conferência Municipal de Meio Ambiente debate política de resíduos sólidos


conferencia ma 1Representantes do governo, sociedade civil organizada e poder legislativo do Cabo de Santo Agostinho estão reunidos, nesta sexta-feira (27/07), para contribuir com a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. O objetivo do encontro é debater a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a mudança nos padrões de produção e consumo. O evento está sendo realizado no Sest/Senat, situado às margens da rodovia PE-60, na Vila do Rosário. A Conferência foi organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.
Logo cedo os participantes fizeram o credenciamento e acompanharam a formação da mesa, composta pela vice-prefeita, Edna Gomes; os secretários de Governo, Luiz pereira e de Planejamento e Meio Ambiente, Marcos Germano; vereadores Alexandre Guedes e Ricardo Carneiro; o assessor Especial, André Morais e a gerente de Projetos da Secretaria das Cidades de Pernambuco, Ana Gama.
conferencia ma 3A vice-prefeita, Edna Gomes, ressaltou a preocupação do prefeito Vado com o meio ambiente e convidou a população para ser também um agente do planeta. “Nós só conseguimos cuidar da cidade, do estado e do país se ouvirmos as pessoas. Todos vocês podem ajudar a transformar esse mundo em um lugar melhor para se viver”, destacou.
Para o secretário Marcos Germano, a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente compõe uma das etapas de consulta pública que o município está realizando para definir as prioridades que também serão incluídas no Plano Plurianual (PPA), que é o planejamento orçamentário do município para 2014/2017. “O cuidado com o meio ambiente tem como princípio fundamental a consciência das pessoas com a prática do coletivo, aonde os cuidados ou não com a sua casa vai impactar diretamente na qualidade de vida do seu vizinho”, alertou.
conferencia ma 33A professora Maria José da Silva, 51, moradora de Ponte dos Carvalhos, sempre que pode participa de seminários, conferências e audiências públicas com críticas, sugestões e elogios para ajudar o Cabo de Santo Agostinho a se tornar cada vez mais um lugar melhor para se viver. “É muito importante a participação do povo em eventos como esse. A população precisa se educar para respeitar mais a natureza e assim construirmos um ambiente melhor e mais saudável”, avaliou. “Há anos não tínhamos um debate público voltado para a questão ambiental, é muito bom ter esse espaço no município”, comemorou o presidente da Associação de Moradores de Águas Compridas em Gaibu, Crelio José da Silva.
Em seguida, uma palestra sobre o Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos, o qual o Cabo está inserido juntamente com mais 13 municípios, foi ministrada pela gerente Ana Gama. A programação segue até o final da tarde com a divisão dos grupos de trabalho e escolha das propostas, plenária final e eleição dos delegados que irão representar o município na 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, prevista para acontecer nos dias 30 e 31 de agosto.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário