sexta-feira, 12 de julho de 2013

Campus provisório do IFPE Cabo será instalado em 2014 com dois cursos técnicos


conferencia 06Durante uma audiência pública realizada pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), nesta sexta-feira (12/07), diversos segmentos ligados à área educacional ajudaram a escolher os cursos técnicos que serão ofertados no campus do município. Dois terão início em 2014. São eles: técnicos em meio ambiente e logística, que vão funcionar no campus provisório com instalações na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo (Fachuca). A sessão solene aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação no Centro e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas a vice-prefeita, Edna Gomes e a reitora do IFPE, Cláudia Sansil.
conferencia 02 00“Gostaria de agradecer aos que fazem o IFPE, em nome do prefeito Vado, a oportunidade dada à nossa população de participar da escolha destes cursos e ajudar a escolher o que é melhor para o município”, ressaltou a vice-prefeita, Edna Gomes. O secretário de Educação, Elias Santos, relatou o seu orgulho por ter sido egresso da instituição e da felicidade do Cabo agora poder contar com uma estrutura como a do IFPE. “Este é um dia muito especial para todos os cabenses”, avaliou.
Para que o público pudesse escolher os cursos, foi apresentada uma pesquisa de demanda de empregabilidade, que apontou quatro eixos de formação técnica, nas áreas de gestão e negócios; turismo, hospitalidade e lazer; infraestrutura e produção industrial. Dentro dessa perspectiva, foram colocados para apreciação do público cinco cursos técnicos, nos quais seriam escolhidos três. Antes que os presentes fizessem a votação foi aberto o espaço para a escuta dos participantes.
conferencia 03 00Foram eleitos cursos técnicos em meio ambiente e logística para o campus provisório e o técnico em cozinha, que será ofertado no campus definitivo do instituto, a ser erguido em um terreno de 14,6 hectares (doados pela Prefeitura Municipal) no Convida Suape, bairro planejado em fase de implantação no município e tem previsão para começar a funcionar em 2015.
A reitora IFPE, Cláudia Sansil, destacou a importância deste momento. “Este é um dia marcante para todos nós que temos que cuidar e zelar pelo nosso maior patrimônio que é a educação. O lema do IFPE é formar para empregar e é com esse intuito que parabenizo o município por essa conquista que vai contribuir para que a cidade se desenvolva cada vez mais”, salientou.
conferencia 01 00Para o representante do Rotary Clube do Cabo e proprietário de um restaurante, Jairo Miranda, a área de gastronomia foi muito bem lembrada. “Tudo começa pela alimentação, temos que ter mais mão de obra nessa área, caso contrário a indústria não tem como funcionar se os profissionais não forem bem alimentados”, pontuou.
Já o dirigente da Escola Municipal de Música José Ladislau Pimentel, Geraldo Barreto, sentiu falta de um curso técnico voltado para o segmento. “Com a inclusão da música no currículo escolar de escolas públicas e municipais vamos precisar de bons profissionais no ramo. Além disso, no município existem mais de 40 bandas marciais e não temos nenhuma escola para formação técnica deste pessoal”, sugeriu.
Além de ter esclarecido dúvidas dos presentes, a equipe do IFPE também se comprometeu em promover alguns cursos de extensão para beneficiar associações – inclusive a Escola de Música Ladislau Pimentel – e a implantação de programas sociais, como Mulheres Mil, que visa oferecer formação profissional e tecnológica a mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para o seu ingresso no mercado de trabalho.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Ivan Melo

Um comentário: