A 1ª Feira de Profissões e Empregabilidade do Cabo de Santo Agostinho reuniu nesta quarta-feira (27/08) mais de mil jovens e adolescentes do município. O evento, desenvolvido pela Secretaria de Programas Sociais, através do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), aconteceu na Quadra Poliesportiva do Gibão, em Ponte dos Carvalhos.
De acordo com a gerente de Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Brígida Taffarel, a feira teve como público principal os jovens do Cabo e os beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) já encaminhados e que buscam uma oportunidade de qualificação profissional, ou para aqueles que almejam uma oportunidade no mercado de trabalho.
O evento contou com 18 stands, entre eles, o SENAI, SEST/SENAT, SENAC, IFPE e as empresas Intercement e Kronorte. Além do CCAA, Grau Técnico, Mega Mídia Informática, Prepara Cursos e Fisk, que na oportunidade, sortearam kits e bolsas de estudos para os participantes. Na ocasião, jovens e adolescentes também puderam acompanhar as oficinas e palestras sobre o mercado de trabalho, ministradas pela equipe do Programa Acessuas.
Para o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, a 1ª Feira de Profissões e Empregabilidade foi extremamente importante para os jovens do município. “Esta ação promove a integração no mundo do trabalho, de forma articulada e gratuita, através de oficinas, palestras e exposições com intuito preparar e inseri-los no mercado de trabalho”, destacou.
A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo (Fachuca), também marcou presença no evento e sorteou duas bolsas de estudos, sendo uma de 50% no curso de direito e a outra integral para o curso de administração. “Participar dessa Feira foi uma experiência muito boa, pois pude ser completada com uma bolsa de estudos. Ela será importante para me tornar uma profissional e poder ajudar minha família”, disse a ganhadora da bolsa integral, Eva Kássia, 16 anos, moradora de Ponte dos Carvalhos, que é inscrita no CadÚnico.
“Esse evento foi um marco na cidade e na vida dos jovens cabenses, pois, através dele, pudemos promover um grande encontro de instituições de ensino, reconhecidas pelo MEC, com credibilidade e comprometidas com a ética profissional. Além de promover a intermediação da mão de obra, dos alunos já qualificados, através das empresas parceiras no evento”, ressaltou a coordenadora do Acessuas do Cabo, Gilzacarla Alcântara.
Durante a Feira, a Secretaria de Programas Sociais disponibilizou ainda uma equipe do Bolsa Família para prestar informações e esclarecimentos para realização do cadastro no Programa. Também participou do evento, o secretário de Assuntos Estratégicos do Cabo, Ronaldo dos Santos.
ACESSUAS – O Programa tem como objetivo coordenar as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no município. O Acessuas atua, promovendo a integração dos usuários da assistência social ao mundo trabalho por meio de ações articuladas e mobilização social. Além disso, o Programa realiza o encaminhamento para os cursos profissionalizantes de curta duração, que são ministrados, pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e pelo Sistema “S” (Senac, Sesi/Senai e Sest/Senat).
SERVIÇO – A sede do Acessuas fica localizada na Rua da Conciliação, n°76, Ponte dos Carvalhos. O local realiza atendimento ao público de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3518-6297.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Emmanoel Natal – SMPS e Randy Augusto – Secom