A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu recentemente a reforma do Laboratório Municipal de Análises Clínicas, situado na área externa do Hospital Mendo Sampaio, às margens da BR-101. Além deste equipamento, os setores de Raio-X e de Reanimação do hospital receberam melhorias. O objetivo das intervenções foi melhorar a qualidade do serviço prestado à população, bem como oferecer cada vez mais um atendimento ágil e seguro.
O piso de toda a área externa do laboratório recebeu revestimento. Além disso, a passarela de acesso direto ao hospital foi coberta e revestida de cerâmica. O equipamento público também foi beneficiado com pintura, manutenção do esgotamento sanitário, novas portas e janelas e recuperação da iluminação.
O laboratório, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia, realiza cerca de 200 exames por dia, oferecendo 75 tipos de análises de diferentes setores, entre elas exames de hematologia (como hemograma), bioquímica (glicose, colesterol, etc), imuno-hematologia (classificação sanguínea, células, etc), sorologia e urinálise (de urina). Também oferta exames de toxicologia e marcadores para atender pacientes que chegam com doenças cardíacas. O laboratório conta ainda com um sistema informatizado, onde os pacientes são automaticamente cadastrados através de códigos de barras, que agilizam o atendimento e proporcionam maior segurança no resultado dos exames.
De acordo com o coordenador do Sistema de Qualidade do Laboratório, Ricardo Juarez, já se encontra em licitação a compra de reagentes e de mais dois equipamentos que farão exames de hormônios e imunologia. “Exames de cultura vaginal, urina, fezes, entre outros, poderão ser feitos em breve, totalmente automatizados para agilizar o atendimento. A previsão do início desses exames é para outubro deste ano”, informou.
OUTRAS MELHORIAS – Os setores de Raio-X e Reanimação do Hospital Mendo Sampaio também foram contemplados com melhorias. A unidade de radiologia recebeu dois novos equipamentos, uma máquina de Raio-X, que faz todos os tipos de radiografias em alta frequência, e uma processadora de revelação automática, beneficiando cerca de 400 pacientes por dia. Já a estrutura física do setor de Reanimação foi reformada.
“Temos ainda mais dois equipamentos que serão implantados em Ponte dos Carvalhos, no Hospital Jamaci de Medeiros, até outubro deste ano, atendendo todo o município e cidades circunvizinhanças nos atendimentos de emergência”, enfatizou Givaldo Santana, diretor administrativo do Mendo Sampaio.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3521-6707.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário