Com o objetivo de facilitar o acesso ao tratamento dentário e melhorar as ações preventivas das crianças de 2 a 12 anos, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza o Projeto Saúde Bucal na Escola. A ação já beneficiou cerca de 3 mil crianças que estão recebendo orientações de higiene oral e aplicação de flúor. Seis dentistas e dois auxiliares estão executando as ações realizadas pela Secretaria de Saúde.
Nessa quinta-feira (28/08), a Escola Professor Júlio Maranhão, localizada no Engenho Liberdade, foi beneficiada com o projeto. Cerca de 160 alunos participaram de diversas atividades. Na primeira fase do Projeto, é realizada uma apresentação, feito o levantamento de dados e verificado o índice de crianças com cárie. Em seguida, a equipe orienta a escovação correta, a continuação do tratamento nas residências, a aplicação de flúor e avaliação das crianças que poderão realizar a técnica do ART (Tratamento Restaurador Atraumático) e/ou exodontia (extração).
Segundo a gerente de Saúde Bucal do Cabo, Elizabeth Santana, oito escolas municipais já foram beneficiadas. A previsão é de que, até o final deste ano, mais de 90% das escolas sejam beneficiadas. “Nossa meta é atingir todas as crianças que necessitam do tratamento. Seis meses depois, voltamos às escolas para acompanhar a progressão do tratamento”, explicou.
A criança que precisar de cuidados específicos é encaminhada ao Posto de Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua residência, para concluir o tratamento dentário. O serviço é gratuito.
Texto:Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário