quinta-feira, 21 de agosto de 2014

1° Fórum Perinatal é realizado no Cabo


forum_perinatal3A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta quinta-feira (21/08) o 1° Fórum de Perinatal do município. O evento aconteceu no Centro Cultural Mestre Dié, no distrito de Ponte dos Carvalhos, e teve o objetivo de melhorar a assistência materno-infantil e promover discussões sobre pré-natal, parto, nascimento, puerpério e primeira infância de forma ampliada.

forum_perinatal2O fórum teve como tema “O nascer no Cabo de Santo Agostinho” e contou com a participação de profissionais de saúde de diversos centros de referência do município, associações de classe, membros da Secretaria Estadual de saúde, Coren e movimentos sociais. Foram apresentados um panorama com a atual situação da cidade em relação à quantidade de partos e sobre nascimentos; um painel sobre avanços e desafios da Rede Cegonha e como as maternidades estão se preparando para um modelo de parto mais humanizado; e sobre a política de valorização da enfermeira na Atenção Básica.
De acordo com a coordenadora da Política de Saúde da Mulher, Giselle Paiva, é possível compreender mais sobre a dinâmica que envolve a gestação, parto e nascimento, e as articulações necessárias na rede de cuidado. “Este é o primeiro fórum municipal e regional do Estado. Estamos abordando assuntos como o perfil de natalidade, importância do pré-natal e outros para que possamos melhorar ainda mais a assistência de saúde do Cabo”, explicou.
forum_perinatal1
Para a enfermeira da Maternidade Geraldo Leite Bastos, Andrea Lemos Ferreira, o fórum serve como crescimento profissional. “É muito importante e interessante participar de fóruns como este. Foi maravilhoso”, disse.
O evento contou ainda com os palestrantes Giselle Paiva, Nara Lúcia Leão (Enfermeira), e Elizabeth Rocha (Diretora da Maternidade Geraldo Bastos), além do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Severino Belo (Deda).
O FÓRUM – É um órgão deliberativo e institucional, responsável por gerir as políticas de atenção à saúde das gestantes e recém-nascidos e tem como objetivo discutir e pactuar propostas para organizar a rede de cuidados integrais e humanizada, favorecendo o acesso a práticas de saúde.
O fórum estabelece ainda uma linha de cuidados para as crianças e gestantes que deve ser seguida por todas as maternidades. Esses cuidados vão desde o acolhimento humanizado, garantia de acesso prioritário, responsabilização e continuidade do cuidado até a resolutividade e avaliação contínua, promovendo além de saúde, a qualidade de vida desse público.
Texto e fotos: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário