Em alusão ao Dia Nacional da Saúde, celebrado nessa terça-feira (05/08), a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Shopping Costa Dourada, realizou nesta sexta-feira (08/08) diversas ações voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças. A atividade aconteceu no próprio shopping, localizado às margens da PE-60.
O evento, voltado principalmente para os trabalhadores, ofereceu aos participantes orientações sobre glicose e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, ginástica laboral, preservativos, vacina e teste rápido para hepatite B.
Na oportunidade, o coordenador de Educação em Saúde do Cabo, Beto Vieira, explicou que a ação é muito importante para prevenção de doenças, principalmente para os trabalhadores. “Muitos não têm a oportunidade de procurar um serviço de saúde por falta de tempo. Por isso, estamos aqui esclarecendo dúvidas e promovendo assistência em saúde”, destacou ele.
Ainda como parte das ações desenvolvidas durante a atividade, um estande foi montado em um dos corredores do Shopping, com a presença de diversos profissionais da Política de Saúde Bucal, que realizaram orientações e aplicação de flúor.
O coordenador de Marketing do Shopping Costa Dourada, Gilson Paiva, ressaltou a importância da atividade no centro de compras. “Essa é mais uma ação preventiva para nossos colaboradores e lojistas. Eles recebem orientações e se previnem contra as doenças, produzindo melhor as atividades de trabalho”, afirmou. “A Prefeitura do Cabo é uma parceira nossa, por isso, sempre que podemos estamos realizando ações aqui no shopping”, completou Gilson.
AME- As profissionais da Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos e da coordenação de Saúde da Criança e do Adolescente também estiveram presentes no evento. No local, elas orientaram e explicaram a importância do Aleitamento Materno Exclusivo (Ame) para as mães e bebês.
HOMENAGEM – Dia Nacional da Saúde foi escolhido em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi pioneiro no estudo de moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Em 1900, fundou o Instituto Soroterápico Nacional, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, hoje Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Texto e fotos: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário