“Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”. Esse foi o tema escolhido para a segunda edição do Fórum em Saúde do Trabalhador. Organizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Cabo de Santo Agostinho, com o apoio da Secretaria de Saúde, o evento teve como objetivo sensibilizar, mobilizar e potencializar esforços no combate ao trabalho infantil no município. A atividade ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, no Centro.
De acordo com o coordenador de Vigilância à Saúde do Trabalhador do Cabo, José Edson Sobrinho, o fórum teve o intuito de discutir as ações de erradicação trabalho infantil. “Esse é um espaço onde podemos debater e ampliar o combate a esse tipo de exploração, dando outras opções de preservar o direito da criança e do adolescente a educação, lazer e cultura”, destacou.
Para o secretário de Saúde, Ricardo Marlon, o encontro foi muito importante para discutir estratégias para a erradicação da exploração infantil. “No tempo em que fui gestor da Secretaria de Defesa Social, realizamos melhorias no sistema de transporte alternativo, o que nos deu a oportunidade de, conseguimos também, erradicar o trabalho infantil, pois encontramos muitos adolescentes que trabalhavam como cobradores nas kombis, que logo, foram substituídas pelos micro-ônibus, acabando assim, com a exploração desses menores”, afirmou.
No evento, o público participou de palestras com os profissionais do Núcleo de Apoio em Saúde do Trabalhador (Nast) e com uma pedagoga da Secretaria de Educação. Os temas mais abordados foram o Impacto no desenvolvimento e crescimento intelectual de crianças; trabalho infantil precoce como fator determinante no baixo rendimento escolar; doenças relacionadas ao trabalho e controle social na inserção de crianças e adolescentes no mercado de trabalho.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Jorge Luiz – Ascom da Educação/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário