O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) completou, neste mês de agosto, 20 anos no Cabo de Santo Agostinho. Para comemorar, os agentes do município realizaram um evento na última sexta-feira (22/08), no Sesi/Cabo, situado às margens da BR-101 Sul. Várias autoridades prestigiaram o aniversário dos ACSs, entre elas o prefeito Vado da Farmácia.
O prefeito conversou com os agentes e agradeceu o grande desempenho de cada profissional que tanto contribui com a prevenção de doenças no município. “São vinte anos de trabalho prestados à comunidade. É um grande prazer participar desta comemoração da categoria que trabalha nos 42 Postos de Saúde da Família (PSF) espalhados no município”, ressaltou.
O atual secretário Municipal de Saúde, Ricardo Marlon, fez uma breve apresentação e ressaltou o esforço e a importância dos ACSs e a importância para a prevenção de doenças no município. “Este é um momento de comemorar o trabalho intensivo que esses profissionais vêm desempenhando ao longo desses vinte anos. Contem com a nossa gestão”, disse.
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) trabalham na Atenção Básica para melhorar a qualidade de vida das pessoas, realizando ações de prevenção e assistência, junto às equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Há também os ACEs (Agentes de Combate a Endemias), que atuam desenvolvendo ações educativas e preventivas em estabelecimentos comerciais, escolas, prédios públicos e casas residenciais, observando todos os fatores ambientais que podem afetar a saúde, como lixo, animais, alagamentos, esgotos, entre outros.s vinte anos de luta. A grande maioria já foi efetivada. O prefeito Vado está de parabéns pelo apoio que vem nos dando ao longo da sua gestão. Estaremos retribuindo com muito trabalho”, destacou o presidente da Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde (AMACS/Cabo), Inaldo Severino da Silva.
“Graças ao apoio da prefeitura só temos o que comemorar nesse novo aniversário”, comentou Albenice Rodrigues de Freitas, agente de Saúde Ambiental do CVA/Cabo.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário