segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Prefeitura reforça parceria com Academia Cabense de Letras

ACL 007A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vem firmando parcerias com a Academia Cabense de Letras no que se refere à divulgação da vida e obra de intelectuais do município. No início do ano, a gestão adquiriu exemplares do livro “Theo Silva: poesias e crônicas”, que foram entregues a todos os professores do Ensino Fundamental Anos Finais, dirigentes escolares e técnicos educacionais.
Os alunos dos 8º e 9º anos das escolas da Rede Municipal de Ensino também foram contemplados com o recebimento da obra do cabense e professores de Língua Portuguesa estão desenvolvendo nas escolas projetos sobre as poesias de Theo Silva. A culminância das atividades acontecerá no mês de novembro com um recital poético com a presença dos membros da academia e comunidade escolar.
ACL 008Para auxiliar nos trabalhos pedagógicos nas escolas, a academia comprometeu-se em ministrar formações continuadas em todas as áreas de ensino. Durante o mês de julho, os acadêmicos estiveram presentes nos encontros dos professores de Educação Física, História, Geografia, Ciências Naturais, Ensino Religioso e Matemática. Com os professores de Linguagens, foi realizado um minicurso de 12h onde os discentes puderam fazer um estudo sobre a temática e o estilo literário de Theo Silva, também foram discutidas ferramentas didáticas para aplicação em sala de aula.
Entre os meses de agosto e novembro, os membros da academia visitarão as instituições de ensino e realizarão saraus literários a fim de aproximar os estudantes dos textos poéticos. Para isso, as escolas que participam do projeto devem fazer a solicitação na coordenadoria de área de ensino em Linguagens da Secretaria Municipal de Educação.
ACL 009Os professores receberam o projeto com entusiasmo. “É muito importante o resgate dos poetas cabenses, principalmente sobre Theo Silva, pois os estudantes verão que não se trata apenas do nome de uma praça”, destacou a professora Edilene Leal, da Escola Municipal Padre Melo, situada na Charneca. O educador Leandro Hermes, da Escola Cláudio Gueiros, Centro do Cabo, ressalta que os escritos do poeta cabense são importantes para o resgate da realidade da época.
Texto: Rosemberg Nascimento – Ascom da Educação/Cabo
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário