O auditório Luiz Alves Lacerda, situado no bairro de Garapu, no Cabo de Santo Agostinho, está recebendo o projeto cultural Cineco. A iniciativa dotou o espaço com uma estrutura de cinema e uma coleção de 200 filmes, que auxiliarão em trabalhos educativos com estudantes do município e a comunidade do entorno. O projeto foi implantado na última quarta-feira (06/08), e tem o patrocínio da Deca (Duratex S.A.), com o apoio da Prefeitura Municipal.
O Cineco é realizado por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com a implementação através da Rede Educare. A partir de agora, os professores da escola-modelo Antônio Benedito da Rocha, situada ao lado do auditório, dispõem de uma sala de cinema que auxiliará no desenvolvimento de propostas pedagógicas e poderão envolver os alunos e a comunidade.
Durante a inauguração da sala foram realizadas apresentações coreográficas de hip hop e de danças temáticas espanholas e mexicanas, produzidas e atuadas em grande parte por ex-alunos da Escola Antônio Benedito da Rocha. Em seguida, houve o descerramento da faixa inaugural, realizada pelo secretário de Educação Elias Santos, ao lado da representante da Deca, Noemia Xavier e do gerente de projetos do Instituro Educare, André Brasileiro. Para encerrar, estudantes e professores presentes se divertiram com a exibição do filme a ‘Era do Gelo 4’. A plateia pôde conferir a qualidade da estrutura, que conta com projeção digital de última geração, além do grande telão de cinema.
No acervo dos filmes existem os mais variados títulos, educativos, animações, clássicos, filmes estrangeiros e documentários. Esta sala de cinema em Garapu já é a segunda instalada pelo projeto Cineco, no Cabo de Santo Agostinho. Em maio deste ano, outra sala já havia sido inaugurada no auditório Pe. Antônio Carlos Vander Velden, na escola-modelo Professor Eronides Soares, em Pontezinha.
A assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Cabo, Viviane Silva, responsável pela articulação da SME com os realizadores, destacou a importância da instalação do novo equipamento. “É um grande privilégio para o Cabo estar entre os 35 municípios de todo o Brasil que recebeu uma estrutura como essa. Sem dúvida, servirá como instrumento auxiliar na promoção de atividades lúdicas e educativas, permitindo o acesso à cultura aos estudantes e comunidade em geral, bem como possibilitando a melhoria da qualidade do ensino”, enfatizou.
Fotos: Jorge Luiz (SME/Cabo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário