Situada no km 23 da BR-101 Sul, s/n, no distrito de Ponte dos Carvalhos, a Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos vêm realizando diversas atividades, exames e cuidados para os pais e recém-nascidos. Possuindo 20 leitos, a unidade realiza cerca de mil atendimentos, entre partos, consultas e outros procedimentos. Com uma ambulância de prontidão 24h e novo sistema de gás oxigênio, a unidade se tornou referência na região metropolitana e é a primeira maternidade pública municipal do Estado a ter uma usina de gás instalada em suas dependências.
O sistema de gás é chamado de Usina PSA, e possibilita que as unidades de saúde possam produzir qualquer tipo de oxigênio, oferecendo redução dos custos de até 50%. O equipamento produz até 6.000 m3/mês de oxigênio produz incluindo os gases periféricos ar comprimido medicinal e vácuo medicinal, responsáveis por até 98% do custo final dos gases hospitalares. “Antigamente tínhamos muitos problemas em relação a oxigênio, principalmente durante a madrugada. Graças à gestão municipal, desde julho do ano passado, não passamos mais por isso”, explicou a diretora Médica da Maternidade, Danielle Kelly.
A equipe que trabalha no local é composta por 22 obstetras, cinco plantonistas neonatolgistas e oito anestesistas. Além disso, a unidade oferece atendimento psicológico, serviços sociais e palestras educativas para os pais e acompanhantes.
As crianças nascidas na maternidade já saem registradas no cartório civil gratuitamente, realizado através do Programa Minha Certidão do Governo do Estado, que objetiva ampliar o acesso à documentação civil básica em Pernambuco.
Também em parceria com a gestão estadual, o projeto Mãe Coruja possibilita identificar as vulnerabilidades sociais de cada mãe e atende desde o pré-natal (que é realizado nos Centros de Referências da Cidade) ao registro da criança e da própria mãe, caso ainda não tenha, acompanhando a gravidez e o desenvolvimento da criança até os 5 anos. Além disso, está em processo para receber o título de Hospital Amigo da Criança, trabalhando dentro dos padrões exigidos pela Secretaria Estadual de Saúde.
“A maternidade, implantada em 1989, é referência no Litoral e zona da mata sul e vem se destacando nos últimos anos pelo atendimento humanizado que vem prestando. Já tem um papel histórico no município, e uma das nossas missões é aprimorar a cada dia a excelência no atendimento e manter a equipe completa nos plantões. A saúde é uma das prioridades do prefeito Vado”, enfatizou o secretário de Saúde, Ricardo Marlon.
POSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO – De acordo com a diretora da Padre Geraldo, Elizabete Rocha, até o final de setembro será inaugurado o Posto de Coleta de Leite Humano, que permitirá às mães ordenhar o leite de uma maneira mais higienizada e estimular a continuação da amamentação do bebê. “Além do posto, realizamos cerca de120 atendimentos para pais e acompanhantes ministrando palestras educativas sobre amamentação e cuidados com a criança”, explicou. A atividade tem o intuito de orientar gestantes e puérperas sobre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida e os cuidados a serem tomados neste período. “A mãe precisa de todo o acolhimento e apoio necessário, e tirar dúvidas sobre a melhor forma de amamentar. Esta é uma de nossas prioridades”, explicou a técnica de Enfermagem da unidade, Ângela Márcia Ferreira.
EXAMES – A unidade realiza os Testes da Linguinha, do Pezinho, do Olhinho e da Orelhinha, que tem a finalidade de identificar nos recém-nascidos problemas que podem acarretar em dificuldades na fala, cegueira e doenças metabólicas, congênitas e infecciosas.
SERVIÇO – A maternidade funciona 24h, de segunda a domingo, e atende o Cabo e municípios vizinhos. Para mais informações, os interessados podem ligar para o telefone (81) 3522-2706.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário