A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho já começou os preparativos para os tradicionais desfiles das semanas comemorativas à Independência do Brasil, entre os dias 1º e 14 de setembro. Com o tema “A educação é o caminho para a verdadeira independência”, a Secretaria de Educação do Cabo, responsável pela organização dos eventos, organizou uma programação com desfiles descentralizados nos bairros e distritos do município, além do grande desfile no dia 7 de setembro. Os eventos contarão com a colaboração das Secretarias Municipais de Defesa Social e da Saúde, além da Polícia Militar de Pernambuco.
A coordenação de Cultura e Arte da Secretaria de Educação reuniu, na última segunda-feira, todos os setores e coordenações da Secretaria, para discutir a organização dos desfiles e passar orientações. O coordenador de Cultura e Arte, Ivan Marinho, destacou que as bandas e fanfarras participantes foram orientadas por um novo regimento interno. “O novo regimento incentiva o toque de marchas ou músicas da cultura popular, a fim de que os desfiles destaquem o amor à pátria e ressaltem os valores cívicos e educativos”, declarou Marinho.
De acordo com o professor de música e técnico da Coordenação de Cultura e Arte, Josias Costa, este ano estão inscritas 40 bandas marciais de escolas municipais, a Escola de Música José Ladislau Pimentel, a Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense, algumas fanfarras inscritas através do programa Mais Educação (programa promovido em parceria com o Governo Federal), além de 15 bandas independentes; de associações, igrejas e escolas particulares.
As bandas escolares, sejam mirins ou juvenis, têm como integrantes as crianças do Ensino Fundamental. A escola CAIC – José Alberto de Lima, na Torrinha, terá como destaque a apresentação de uma banda formada por crianças com deficiência, que são atendidas pelo Setor de Educação Especial da Cabo.
O desfile do Dia da Independência será realizado na Avenida Historiador Pereira da Costa, no centro do Cabo, a partir das 14h, com previsão de término às 19h, em um percurso com cerca de dois quilômetros, onde a população poderá acompanhar nas calçadas. A concentração será próximo à Secretaria de Educação, e o grande palco será montado na Praça Ministro André Cavalcante. A dispersão das bandas ocorrerá na Praça do Jacaré. “Nós acordamos com as quinze bandas que se apresentarão no palco, que elas terão sete minutos de apresentação para executar uma música. E todas foram instruídas a começarem a tocar após se distanciarem da concentração, já que existe um hospital próximo”, afirmou Josias Costa.
Veja toda a programação dos desfiles em anexo:SEMANA DA PATRIA 2014
Texto: Diego Lós (Ascom da SME)
Foto: João Barbosa (Arquivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário