A maternidade pública Padre Geraldo Leite Bastos, situada no distrito de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, está disponibilizando o Teste da Linguinha. O exame tem a finalidade de identificar problemas que podem acarretar em dificuldades na fala, sucção, deglutição e mastigação. O teste deve ser feito em bebês recém-nascidos de 0 a 30 dias, e também serve para detectar se a criança tem o problema comumente chamado de língua presa. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde.
Recentemente, a maternidade começou a realizar o Teste do Reflexo Vermelho (TRV), mais conhecido como “Teste o Olhinho”, que previne doenças que podem levar à cegueira da criança e tem por objetivo identificar doenças como a catarata congênita e o retinoblastoma. Diversas outras doenças também podem ser triadas por aplicação do TRV como retinopatia, doença de coats, deslocamento de retina e hemorragia vítrea.
Segundo a diretora da unidade, Elizabeth Rocha, o Teste da Linguinha é realizado todas as terças e quintas-feiras e o do Olhinho às terças-feiras, para que as mães que moram longe possam fazê-los em um único dia. “Optamos em manter o teste da linguinha duas vezes por semana para conseguirmos atingir o número máximo de recém-nascidos e detectar possíveis doenças”, informou.
A unidade também oferece à população o Teste do Pezinho, que previne oito doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas, e é realizada entre o terceiro e sétimo dia de vida do bebê.
Para realizar os exames, os pais devem ser moradores do Cabo e a criança nascida no município ou na Maternidade Padre Geraldo. Os interessados podem agendar os exames pelo telefone 3522-2706.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário