Representantes da Prefeitura e líderes comunitários do Cabo de Santo Agostinho se reuniram, nessa terça-feira (26/08), com o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER), o engenheiro Antônio Dourado, para solicitar melhorias na rodovia PE-039. O encontro, que aconteceu na sede do DER, no bairro de Santo Amaro, no Recife, foi marcado após um protesto feito nessa segunda-feira por moradores, que reclamavam sobre a situação da via, que dá acesso a 11 engenhos.
O secretário Municipal de Governo, Luiz Pereira, e o superintendente de Desenvolvimento Rural, Wasiton Alves, acompanhado de representantes dos engenhos, conversaram com o presidente do DER e solicitaram serviços de recuperação o mais rápido possível. “Viemos aqui para tentar junto ao órgão estadual projetar melhorias na PE-039. Os moradores estão praticamente sem conseguir sair de suas casas”, explicou Luiz Pereira. Wasiton completou que a Prefeitura é parceira e tem o intuito de resolver esse problema o quanto antes, pois quem sofre são os agricultores.
O engenheiro Antônio Dourado agradeceu a presença de todos e explicou o que pode ser feito de imediato para melhorar a via. “Atualmente não existe nenhum projeto que contempla a recuperação de toda a PE-039. Mas, faremos o que estiver ao nosso alcance para tentar amenizar, emergencialmente, o sofrimento das comunidades existentes ali”, disse. Dourado ainda explicou que um projeto pode vir a ser elaborado ainda esse ano, mas só poderá ser executado na próxima gestão. “Vamos realizar um estudo técnico para fazer um Termo de Referência, onde obteremos todas as informações para a criação do projeto de pavimentação da via, o que poderá ser executado a partir do ano seguinte”, concluiu.
O líder comunitário Iranir de Jesus saiu otimista do encontro. “Esperamos por isso há muitos anos. Todo mundo tem o direito de ir e vir, e nossas comunidades estão impedidas de trafegar para qualquer lugar”, declarou. Ao final da reunião, Antônio Dourado se comprometeu que até a próxima semana uma equipe técnica vai ao local para estudar a realização de um paliativo emergencial, assim que as chuvas cessarem. O comandante do 18° Batalhão da Polícia Militar do Cabo, tenente-coronel Roberto Galindo, também participou da reunião.
Texto e fotos: Thainá França – Secom | Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário