A Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho inaugurou recentemente, em parceria com a Deca (Duratex S.A.), duas ‘Ecotecas’. Uma fica na Escola Dr. João Lopes, localizada na Usina Bom Jesus, e outra, na Professor Jason Brandão da Silva, na Cohab. O projeto é denominado ‘Casinha de Livros’ e foi concebido pela empresa através da Lei Rouanet, do Governo Federal. As Ecotecas são mini-bibliotecas produzidas de forma ecológica.
O equipamento é constituído de uma estrutura retangular de aço galvanizado e placas de material reciclável, que remete a uma banca de revistas, contendo espaço para o armazenamento de até 5,5 mil livros. O espaço possui duas portas e cortinas e, de forma dinâmica, pode se transformar em um miniteatro de fantoches. De acordo com o gerente de projetos André Brasileiro, da Rede Educare, instituição responsável pela implementação do ‘Casinha de Livros’, foram entregues, junto com a estrutura, cinco fantoches e 550 livros diversos, de doze editoras parceiras.
“As próprias professoras das escolas fizeram a escolha dos livros através de um catálogo disponibilizado na Secretaria de Educação. A construção das paredes da casinha de livros foi feita com o pós-consumo de cerca de 4 mil embalagens tetrapak de suco ou de leite”, explicou Brasileiro. Nas duas laterais do equipamento existem ainda pequenos vasos alongados, onde os professores e estudantes podem plantar flores ou fazer uma mini-horta.
A primeira inauguração foi na Escola Dr. João Lopes, e reuniu cerca de 60 alunos do Ensino Infantil, no pátio interno da escola. O secretário de Educação, Elias Santos, agradeceu a parceria com a Deca e lembrou aos funcionários que “a escola precisa se modernizar e acompanhar as mudanças no mundo”.
Em seguida, a aluna Rebeca Palomo, primeiro lugar no Concurso Ler Bem, recitou a crônica ‘Pechada’, de Luís Fernando Veríssimo. Os estudantes e professores interagiram e se divertiram com a contação da história ‘Os três jacarezinhos’, realizada com alunos e sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, Maria Inês.
À tarde, todos os estudantes da Escola Jason Brandão participaram da inauguração do novo espaço que a unidade escolar ganhou. Eles assistiram a uma peça de teatro de fantoches, que explicava o funcionamento do novo equipamento. A representante da Deca, Noêmia Xavier, destacou que “a Duratex acredita na importância do projeto, que traz conteúdos culturais e educativos à população da cidade do Cabo de Santo Agostinho”.
Texto: Diego Lós – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Jorge Luiz
Fotos: Jorge Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário