O poeta e cordelista cabense Gerson Santos vai representar o Cabo de Santo Agostinho na 11º Edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), em Vitória, Espírito Santo. O artista conta com o apoio da Prefeitura municipal, através da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer. O evento será realizado entre os dias 08 e 17 deste mês.
Esta é a décima participação do artista que divulga a cultura popular através da literatura de cordel em 30 anos de carreira. “É uma satisfação imensa representar Pernambuco em uma feira internacional. Desde a primeira ida que fui bem acolhido e valorizado pela gestão municipal que sempre me deu incentivo para divulgar nossa cidade, através dos cordéis”, relatou.
Para o secretário de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, é imprescindível o apoio do governo municipal para os artistas locais, independente do segmento. “Quando nosso artista divulga seu material, também divulga o acervo cultural do nosso município. Gerson é o terceiro artista que viaja através do nosso apoio apenas neste mês. Isso mostra o nosso compromisso e a valorização da cultura cabense”, enfatizou.
CARREIRA – O início da carreira de Gerson foi em 1974, quando começou a tomar gosto pela escrita, escrevendo algumas músicas. Seu primeiro cordel foi publicado em 1983, intitulado “Seca Cheia”, que ressaltava sobre a seca do nordeste e a cheia do Sul. Em seguida surgiu a obra “As diretas já”. O seu terceiro cordel foi “De cabo a rabo”, que falava dos artistas e do folclore.
Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário