O Cabo de Santo Agostinho se transformará nesta quinta-feira na Cidade da Leitura. É que o município aderiu ao “Dia de Ler.Todo Dia”, Mobilização Nacional pela Leitura, celebrado no dia 1° de outubro em todo território brasileiro. A Secretaria Municipal de Educação (SME), com sede no Centro, estará de portas abertas durante todo o dia recebendo a população para várias atividades relativas à leitura. Às 8h, o evento será oficialmente aberto com poesia e cordel, recitados por artistas cabenses, no auditório da SME. O estacionamento e os jardins serão transformados, a partir das 9h, em um palanque literário e árvore da leitura, respectivamente. O entorno da Secretaria também será contemplado com a programação. Na calçada, por exemplo, o setor de Educação Especial realizará leituras de obras em braile.
Os passageiros que embarcarem ou desembarcarem na estação ferroviária, no Centro, serão surpreendidos por técnicos educacionais e professores de Geografia que prepararam atividades diversas para o dia. Já os professores de Ciências Naturais estarão pela manhã na Praça da Bíblia, também no Centro, doando livros para a população. Às 18h, a equipe de Educação de Jovens, Adultos e Idosos transformará a Praça do Jacaré em um ponto de encontro para leitura deleite.
As bibliotecas públicas também abraçaram a mobilização nacional. A Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco convida os cabenses para uma manhã de contação de histórias com os alunos da Escola Municipal Dr. Cláudio Gueiros Leite, a partir das 9h30. Às 15h, os estudantes da referida escola, juntamente com os da Escola Municipal Dr. Marivaldo Burégio, farão leitura de poemas. O encerramento das ações na Biblioteca se dará às 17h na Praça da Bíblia.
Vale ressaltar que as 97 escolas que integram a Rede Municipal de Ensino e algumas da Rede Estadual e da Particular estarão durante os três turnos desenvolvendo atividades no seu interior e no entorno com a finalidade de mobilizar a comunidade para a importância de ler por prazer. A Academia Cabense de Letras também abraçou o Dia de Ler.Todo Dia, apoiando as ações das escolas, bibliotecas e na Secretaria de Educação.
O secretário Municipal de Educação, Adelson Moura, falou sobre a importância do Dia de Ler.Todo Dia. “O Cabo, como importante cidade da Região Metropolitana de Pernambuco, não poderia ficar de fora dessa mobilização nacional que tem o intuito de estimular a leitura prazerosa na população. Dessa forma, convido a todos para no dia 1º de outubro participar desse movimento seja comparecendo a alguma programação divulgada pela Secretaria ou lendo, que é o intuito da mobilização. Pode ser um livro, uma crônica, uma receita de bolo, um capítulo da Bíblia. O que importa, na verdade, é ler!”, destacou o secretário.
SAIBA MAIS – O “Dia de Ler.Todo Dia” é um movimento de mobilização pela leitura, iniciada na cidade de Barueri (SP), que visa ao incentivo do ato de ler em toda a cidade, sem grandes custos, seja em escolas, praças, igrejas, associações, indústrias, praias e demais espaços públicos. A organização nacional sugere que não é necessária a adoção de um gênero textual específico. Podem ser lidos gêneros do cotidiano como bulas, panfletos, cartazes, notícias, anúncios publicitários até outros mais acadêmicos, como romances, artigos e resenhas.
No Cabo, a mobilização começou desde o dia 17 de setembro, para a Semana de Mobilização Social pela Educação (Lei 3.017, de 21 de outubro de 2014), quando se reuniram no auditório da Secretaria Municipal de Educação técnicos educacionais, Sindicato dos Professores, membro dos conselhos, imprensa, representantes da sociedade civil, escritores da Academia Cabense de Letras, artistas, coordenadores e dirigentes das escolas das redes estadual e particular.
Texto: Rosemberg Nascimento – Ascom da SME/Cabo
Foto: Jorge Luiz (Arquivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário