A produção de hortas ecologicamente corretas e livres de agrotóxicos está se espalhando por pequenas propriedades rurais do Cabo de Santo Agostinho. Orientados por técnicos agrícolas da Prefeitura, agricultores familiares estão plantando diversos vegetais nesse novo sistema. Recentemente, na sede da Superintendência de Desenvolvimento Rural do município (SDR), foi construída uma horta agroecológica tipo mandala.
O processo da mandala funciona com um sistema de corredores por onde passa a irrigação. Ao centro ficam as aves, que servem para logo após a colheita saírem e comerem o resto orgânico, e assim deixando os dejetos, servindo assim como adubo orgânico. Segundo a superintendência, todas as etapas estão sendo cumpridas rigorosamente. “Já fizemos o plantio das mudas e estamos concluindo o sistema de irrigação”, disse o técnico agrícola da SDR, José Ivan.
Segundo ele, a iniciativa de implantar uma horta agroecológica na área externa da Superintendência é uma forma de incentivar ainda mais a prática sustentável. “Além de incentivarmos os agricultores a implantarem esse tipo de horta, também pretendemos estimular moradores, estudantes, pois esta é uma maneira de estar consumindo alimentos orgânicos. Temos o projeto de implantar a mandala em escolas, e estamos dando todo suporte de explicação aos agricultores”, adiantou.
“Além dessa forma sustentável de produção agrícola, estamos buscando passar esse exemplo para todos os nossos agricultores e levar como forma de estudo para nossos estudantes, crianças e adolescentes”, destacou o superintendente Alexandre Guedes.
Os interessados em saber mais sobre a implantação de hortas agroecológicas podem procurar a Superintendência de Desenvolvimento Rural, situada na BR-101 Sul, Km 33,9 Centro. Telefone: 81 3521-6770.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo, com informações da SDR
Fotos: Arquivo SDR
Nenhum comentário:
Postar um comentário