Alunos da Escola Municipal Desembargador João Paes, situada na Praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, tiveram uma atividade diferente na manhã desta terça-feira (22/09). Eles receberam o Programa Verão Sustentável, desenvolvido pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema), para um mutirão de limpeza na orla de Gaibu, uma forma de dar exemplo e estimular banhistas e microempreendedores que atuam na área a manterem a praia limpa. A iniciativa contou com a parceria da Transpetro e também teve como objetivo comemorar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (20 de setembro).
A ação envolveu alunos da 1ª e 2ª séries, que receberam da equipe da Sema sacolinhas biodegradáveis para a coleta do lixo. Para o secretário do Meio Ambiente, André Morais, este trabalho serve não só para conscientizar as crianças, mas também os barraqueiros, moradores e visitantes. “O Programa Verão Sustentável completa três anos e se expande com as parcerias de empresas e ONGs. O objetivo geral é fazer com que a comunidade reflita sobre a importância de não poluir as praias”, disse ele.
“A importância desta ação é mostrar para os alunos os problemas que o lixo causa, como mortandade de animais marinhos, por exemplo. Além disso, locais sujos não são atraentes para o turismo. Estamos com esta iniciativa sensibilizando as crianças, que são moradoras desse local, a passarem essa consciência para suas famílias e amigos”, comentou Daniela Cristina, analista ambiental da Sema.
Texto e fotos: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário