A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está realizando, durante toda esta quinta-feira (10/09), a elaboração do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, que visa reestabelecer melhorias para o desenvolvimento das políticas responsáveis pela execução do atendimento direto aos adolescentes autores de ato infracional. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Programas Sociais.
O seminário está reunindo membros da sociedade civil, governo, conselhos setoriais, ONG’s e conselhos tutelares. As atividades foram iniciadas com um café da manhã. Em seguida, houve a solenidade de abertura, onde os representantes da Secretaria Municipal de Programas sociais, Governo Estadual, Ministério Público, Poder Judiciário e socioeducandos compuseram a mesa de debate.
Marília Torres, gerente de Proteção Especial da Secretaria de Programas Sociais, deu continuidade ao seminário com a apresentação de um painel, com o histórico e panorama do cenário atual no município, que teve como tema “O serviço de atendimento e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no município”. De acordo com Marília, a implantação desse serviço se deu através da realização do diagnóstico municipal sobre a demanda, e a necessidade da sua execução no Cabo. “Para isso foram feitas diversas rodas de conversas para que tornássemos possível à implementação desse projeto”, explicou.
O serviço está inserido na política de assistência da proteção social especial de média complexidade identificado como Serviço Especial de Atendimento a Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa, que é executado no município pelo Centro de Referência de Liberdade Assistida desde 2007.
O secretário Municipal de Assuntos Estratégicos, Gilson Cabral, representando a gestão do município, destacou a importância da presença da sociedade no evento. “Em nome do prefeito Vado, parabenizo a participação de todos neste evento, que é de suma importância para sua realização. A prefeitura tem investido muito nos adolescentes, na educação, nos esportes, buscando que essa juventude se mantenha ocupada de forma produtiva”, disse. “Particularmente acho brilhante a disponibilização e boa vontade que a sociedade tem em participar, discutindo o futuro daqueles jovens que não representam apenas a nossa cidade, mas o país como um todo”, completou.
O pedagogo Tiago Silva falou sobre a importância da convocação da sociedade civil para interagir no evento. “Estou aqui para ouvir as propostas que cada um tem a oferecer, é muito importante a troca de experiências, e troca de ideias para buscar melhorias para os nossos jovens”. O evento segue até às 17h, no Sest/Senat, localizado às margens da rodovia PE-60.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário