O Cabo de Santo Agostinho já iniciou os desfiles cívicos em homenagem à Independência do Brasil. Os eventos começaram nessa terça-feira (01/09) e seguem até o próximo dia 20 de setembro, sendo organizados pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação. O tema trabalhado este ano nas escolas foi “Independência se faz com cultura e inclusão”.
Este ano, alguns ajustes precisaram ser feitos para adequação ao orçamento municipal em período de contingenciamento de custos durante a crise. Escolas e bandas marciais de alguns bairros foram realocadas para desfiles maiores em localidades mais próximas. “Pela realidade econômica que não só município, mas o país está passando, Houve a necessidade de realizarmos uma redução nos custos e, consequentemente, nos polos de apresentações, mas isso não tira o brilho dos desfiles em nossa cidade”, explicou o secretário de Educação do Cabo, Adelson Moura.
Nessa quinta-feira (03/09), os moradores do bairro Charneca, no Cabo de Santo Agostinho, prestigiaram as comemorações alusivas à Independência da República. Com muito patriotismo, estudantes, professores e integrantes de bandas marciais desfilaram pelas ruas principais da localidade, até o palco montado na Praça Largo das Azeitonas, em frente à escola-modelo Padre Antônio de Melo Costa.
O evento contou com desfile das escolas Padre Melo com a Banda Monteiro Lobato; Aristeu Figueiredo; e Vereador João Ciríaco da Silva; e das bandas Guardiões Independentes e Pantaleão Dutra Jr. Estavam presentes no ato os secretários Adelson Moura (Educação), José Severino Belo (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Gilson Cabral (Assuntos Estratégicos), Rinaldo da Costa (Cultura e Lazer), Tereza Claudina (Mulher) e Moisés Xavier (Orçamento Participativo). Também houve desfile na comunidade de Mercês.
As comemorações alusivas à independência do Brasil foram abertas oficialmente nessa segunda-feira (01/09), com o desfile cívico no bairro da Charnequinha. No desfile, participaram o CEI e a creche da Charnequinha, puxados pela banda mirim Santa Clara (Escola Mª Eulina de Freitas) e a Escola Profª Celma Barros guiada por banda própria, de mesmo nome. As escolas das praias Suape e Gaibu também desfilaram nessa quarta (02).
“Nós escolhemos a inclusão com enfoque na diversidade, na cultura e na informação sobre os portadores de deficiência. Na nossa escola temos alunos com deficiência física e autismo. Então, preparamos um pelotão com as crianças vestidas de fantasias e com as variadas profissões, valorizando essa diversidade”, comentou uma das dirigentes do CEI, Cilene Santos.
Umas das dirigentes da Escola Celma Barros, Verônica Lira, falou um pouco mais sobre os outros destaques do desfile da escola. “Tivemos a meta de mostrar para a Charnequinha, que a escola trabalha voltada para a inclusão social. Então temos os trabalhos do programa Mais Educação e também o projeto em parceria com a Arcor, ‘Resgatando a cultura de uma infância feliz’, que envolve todos os alunos do ensino infantil até o quinto ano. Trouxemos ainda um destaque pedindo a paz, em combate e prevenção à violência e às drogas”, explicou.
Segue programação dos próximos desfiles - http://www.cabo.pe.gov.br/wp-content/uploads/2015/08/Desfiles-Civicos-2015.pdf
Texto: Diego Lós e Thays Lorena – Ascom da Educação e Secom/Cabo
Fotos: Jorge Luiz e Randy Augusto – Ascom da Educação e Secom/Cabo
Fotos: Jorge Luiz e Randy Augusto – Ascom da Educação e Secom/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário