segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Prefeitura entrega oficialmente reforma de praça em Jussaral


A população do distrito de Jussaral, a cerca de 60 km do Centro do Cabo de Santo Agostinho, recebeu oficialmente um espaço de lazer e convivência totalmente revitalizado. Nesse domingo (20/09), a Prefeitura reinaugurou  a Praça Manuel Alves Pessoa (conhecida também como Praça do Mercado), e entregou uma mini-praça, próxima à entrada da localidade. Os serviços foram realizados com recursos próprios, com um investimento de cerca de R$ 220 mil. As obras, entregues pelo prefeito Vado da Farmácia, fazem parte do Programa de Revitalização das Praças do município, executado pela Secretaria Municipal de Coordenação Regional e Serviços Públicos.
A Praça do Mercado foi beneficiada com a construção de bancos contínuos de concreto, instalação de brinquedos (balanço, escorrego, gangorra) e tratamento paisagístico. Além disso, também foi contemplada com correção das calçadas do entorno da praça, nova pintura e requalificação de iluminação (postes de 3 metros de altura, possuindo uma pétala – luminária).
Durante o ato, foi oficialmente entregue à população a Rua Maria Paulina, que recebeu recapeamento asfáltico do trecho entre a entrada do distrito até a Rua Marquês do Recife (cerca de 850 metros). O prefeito aproveitou o momento para também reinaugurar o banheiro público, que recebeu nova pintura (gradil e parede), troca das louças (vaso sanitário, mictório e pias), cerâmica e instalação hidráulica e telhado.
Vado destacou o empenho da gestão em melhorar a qualidade de vida dos moradores de Jussaral. “Não medimos esforços para realizar obras nesta localidade. Ela tem recebido vários investimentos na área de infraestrutura nos últimos anos. Nossa gestão olha com muita atenção e carinho para esta população, que há muito tempo esperava por ações como essas, de pavimentação de ruas e reforma da praça principal”, declarou.
“Essa é uma gestão que visa cuidar da cidade e cuidar das pessoas, e é exatamente isso que estamos fazendo em Jussaral”, ressaltou o secretário de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Everaldo Monteiro. Para José Carlos dos Santos, que mora no distrito há 37 anos, foi uma satisfação ver mais uma obra sendo entregue na comunidade. “Serviços como estes vêm trazer desenvolvimento para a localidade. Estamos muito felizes e só temos a agradecer ao prefeito”, comentou. “O povo de Jussaral está muito grato por tudo que o prefeito Vado da Farmácia tem realizado aqui, pois nenhum outro gestor deu tanto valor a esta comunidade como Vado”, comemorou Marleide Virgínia Ferreira Frorêncio, 37, representante da União Brasileira das Mulheres do Cabo (UPM).
DESFILE CÍVICO
Além das inaugurações, o domingo em Jussaral foi bastante movimentado devido ao desfile cívico que encerrou as comemorações alusivas à Independência do Brasil no município. O último dia de desfiles foi marcado por belas apresentações. Escolas municipais, bandas marciais e projetos, como o Cras da Secretaria de Programas Sociais, passaram pelas ruas principais da localidade mostrando todo seu patriotismo.
Um grande público prestigiou o evento, que teve seu ápice em frente à praça do Mercado, com coreografias bem ensaiadas e muita música. O secretário de Educação, Adelson Moura, fez uma análise dos desfiles deste ano. “Apesar das dificuldades e das economias que tivemos que fazer, os desfiles deste ano foram muito positivos. Focamos nas apresentações nos principais distritos e no centro da cidade, e tudo aconteceu de uma forma organizada e ordeira, tudo como planejado”, ressaltou.
O primeiro grupo a se apresentar foi o da Escola Municipal Marquês do Recife, que fez uma homenagem à francesa Colette Catta, religiosa e fundadora da Escolinha e Creche Irmãozinho de Esperança. Os alunos estavam com uma placa que estava escrito, Colette Catta: “Exemplo de inclusão Social”. A escola foi acompanhada pela Banda Marcial Alex Soares da Silva, fundada em 1996, que fez uma apresentação com a música “Como é Grande o Meu Amor Por Você”.
A segunda a passar pelo palco montado em frente à praça foi a Escola Municipal Rosinaldo Barbosa (engenho Estivas), acompanhada pela banda Marcial da Escola Ariosto Nunes Martins. A Secretaria de Programas Sociais também desfilou, apresentando as principais ações oferecidas à população do distrito, como o Programa Bola Pro Alto, CRAS, a Orquestra Criança Alegria Meninos de Jussaral e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos, sendo acompanhada pela Banda Marcial Mayré Gabrielly, fundada em 2011.
Depois foi a Escola Municipal Severino Joaquim Krause Gonçalves, do município Vitória de Santo Antão, com a Banda Marcial Dr. Ivo Queiroz Costa, com 40 componentes, que se apresentou com a música Don’t Stop ‘Till You Get Enough. Por fim, se apresentou a Banda da Escola Monteiro Lobato, formada por 27 componentes.
“Os alunos, além de reverenciar a pátria, participam de um momento importante para a sociedade cabense, mantendo viva uma tradição”, comentou a diretora da Escola M. Marquês do Recife, Andréa Karla Barbosa da Silva. Para a aluna Ana Karolaine Felix dos Santos, 11, do 6ª ano, participar de eventos como esse é uma maneira de aprender mais e também estar presente nas principais festividades.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário