Mantendo a tradição, o distrito de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, foi palco, na tarde desse domingo (13/09), do penúltimo desfile cívico alusivo à Independência do Brasil. A Avenida Diomedes Ferreira foi prestigiada por milhares de moradores, além de diversos secretários e autoridades municipais, entre elas os vereadores Gessé Valério e Keko do Armazém. A Semana da Pátria é organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação. Os desfiles cívicos em homenagem seguem até o próximo domingo (20/09), no distrito de Jussaral, às 14h.
O ato contou com 18 agremiações formadas por alunos de escolas públicas e bandas marciais. Abordando diversos temas como saúde, cultura, esportes, lazer, literatura e educação, o desfile aconteceu com muita alegria e beleza. O público permaneceu atento até o fim do desfile.
O secretário de Educação, Adelson Moura, que na ocasião representou o prefeito Vado da Farmácia, falou da importância de priorizar os desfiles nos distritos, principalmente em Ponte dos Carvalhos, que é o segundo maior da cidade. “Aqui temos um número muito grande de concentração de escolas e bandas, e o público se sente satisfeito com a evolução desse ato. Mantivemos essa tradição com um desfile disciplinado e organizado. Agradecemos a população e a todos que participaram”, destacou o secretário.
O empenho e o brilho das apresentações animaram o público, devido à sincronia musical e coreógrafa. A estudante da Escola Municipal Senador Paulo Guerra, Kaline Menezes, 9, que desfila há 6 anos, comenta a sensação de estar participando do desfile pela sexta vez. “Eu gosto muito de participar. Minha mãe sempre me acompanha, fico muito feliz”, disse. “Hoje em dia esse evento cívico tem sido esquecido pelas pessoas, mas temos que manter a tradição viva”, comentou a mãe de Kaline, Luciana Maria, 33.
Algumas escolas mostraram uma proposta diferente em colocar músicas e coreografias da atualidade em suas apresentações. A estudante Isabella Vieira, 17, que prestigiou o desfile, comentou sobre a importância da Semana da Pátria. “Estamos vivendo uma crise cultural e Ponte dos Carvalhos precisa de uma injeção de cultura, e o desfile é um movimento para que as pessoas vêm às ruas e prestigiam esse trabalho tão lindo que é tradição em todo o Brasil”, declarou.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário