Um parceria entre a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, do Cabo de Santo Agostinho, e a Gerência de Comunicação e Responsabilidade Social da Transpetro está inserindo jovens estudantes cabenses no universo das produções audiovisuais. As oficinas surgiram com a proposta de preparar os alunos a produzirem vídeos com a temática socioambiental, que serão exibidos ao público em uma mostra prevista para acontecer ainda este mês. 15 alunos do 9º ano da escola-modelo Maria Thamar Leite da Fonseca, de Enseada dos Corais, participam do projeto.
Ao todo, serão produzidos quatro vídeos, com os temas: “Economia do mar”, “Mulheres marisqueiras”, “Memórias” e “Arquitetura local”. Através deles, os alunos poderão retratar o cotidiano das comunidades litorâneas do município do Cabo, abordando os impactos sociais e ambientais vividos por elas com a chegada de novos empreendimentos. “Esse projeto é muito bom. Ele tem a intenção de fazer com que possamos produzir vídeos e descobrir o poder que temos, quando, através de uma câmera ou outra plataforma móvel, podemos conscientizar as pessoas ou mostrar situações que dizem respeito a elas, e a nós também”, avaliou Vicente Queiroz, 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Maria Thamar, um dos participantes do projeto.
Além das oficinas de audiovisual ministradas pela jornalista Tereza Raquel, outras ações educativas estão acontecendo na Escola Desembargador João Paes, em Gaibu. Na unidade, os estudantes estão recebendo palestras e participando de oficinas de reutilização de resíduos. “A proposta é que a partir das oficinas possamos abrir rodas de diálogos e debates que envolvam a comunidade como um todo. Procuramos a Secretaria de Meio Ambiente, que aceitou nos ajudar na realização deste projeto de forma integrada”, ressaltou Liliana Miranda, representante da Transpetro.
O agente ambiental da Sema, Daniel Ferreira, ressaltou a importância da iniciativa para os alunos e para as comunidades. “Acreditamos que a educação é o melhor caminho. A Secretaria de Meio Ambiente tem buscado se envolver em projetos como este, para interagir com a sociedade, refletindo sobre as mudanças ocorridas no meio ambiente e maneiras de preservá-lo”, destacou.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário