quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Estudantes do Cabo participam de produções audiovisuais

Oficina_Audiovisual_Transpetro_SEMA_RandyAugusto(3)Um parceria entre a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, do Cabo de Santo Agostinho, e a Gerência de Comunicação e Responsabilidade Social da Transpetro está inserindo jovens estudantes cabenses no universo das produções audiovisuais. As oficinas surgiram com a proposta de preparar os alunos a produzirem vídeos com a temática socioambiental, que serão exibidos ao público em uma mostra prevista para acontecer ainda este mês. 15 alunos do 9º ano da escola-modelo Maria Thamar Leite da Fonseca, de Enseada dos Corais, participam do projeto.
Oficina_Audiovisual_Transpetro_SEMA_RandyAugusto(400x300)Ao todo, serão produzidos quatro vídeos, com os temas: “Economia do mar”, “Mulheres marisqueiras”, “Memórias” e “Arquitetura local”. Através deles, os alunos poderão retratar o cotidiano das comunidades litorâneas do município do Cabo, abordando os impactos sociais e ambientais vividos por elas com a chegada de novos empreendimentos. “Esse projeto é muito bom. Ele tem a intenção de fazer com que possamos produzir vídeos e descobrir o poder que temos, quando, através de uma câmera ou outra plataforma móvel, podemos conscientizar as pessoas ou mostrar situações que dizem respeito a elas, e a nós também”, avaliou Vicente Queiroz, 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Maria Thamar, um dos participantes do projeto.
Oficina_Audiovisual_Transpetro_SEMA_RandyAugusto(4)Além das oficinas de audiovisual ministradas pela jornalista Tereza Raquel, outras ações educativas estão acontecendo na Escola Desembargador João Paes, em Gaibu. Na unidade, os estudantes estão recebendo palestras e participando de oficinas de reutilização de resíduos. “A proposta é que a partir das oficinas possamos abrir rodas de diálogos e debates que envolvam a comunidade como um todo. Procuramos a Secretaria de Meio Ambiente, que aceitou nos ajudar na realização deste projeto de forma integrada”, ressaltou Liliana Miranda, representante da Transpetro.
O agente ambiental da Sema, Daniel Ferreira, ressaltou a  importância da iniciativa para os alunos e para as comunidades. “Acreditamos que a educação é o melhor caminho. A Secretaria de Meio Ambiente tem buscado se envolver em projetos como este, para interagir com a sociedade, refletindo sobre as mudanças ocorridas no meio ambiente e maneiras de preservá-lo”, destacou.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário