sábado, 19 de setembro de 2015

Cabo encerra ciclo de Orçamento Participativo 2015

reuniao_SEC-OP_SEC-PLANEJAMENTO_400x300_RandyAugustoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho concluiu este mês o Ciclo do Orçamento Participativo 2015. As atividades foram iniciadas com a formação dos conselhos de Desenvolvimento Local (CDL) em 21 microrregiões, permitindo a formação dos Fóruns Regionais e por fim do Conselho de Orçamento Participativo Municipal (COP). Uma vez eleitos, os conselheiros puderam apontar e eleger as ações prioritárias para cada comunidades. Ações essas que ajudaram a elaborar o “Plano de Investimento”. O documento foi entregue à Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente pelos membros do COP, na manhã desta sexta-feira (18/09).
reuniao_SEC-OP_SEC-PLANEJAMENTO_RandyAugusto(5)O secretario Marcos Germano enfatizou que as ações competentes à administração municipal serão encaminhadas para cada pasta. “As ações prioritárias apresentadas através deste documento serão encaminhadas às pastas responsáveis, para estudo de viabilidade técnica e inclusão na Lei Orçamentária Anual 2016”, informou. Germano disse ainda que algumas ações eleitas são de responsabilidade do Governo do Estado, para onde serão encaminhadas.
Todo o trabalho foi realizado pela Secretaria Executiva de Orçamento Participativo. O secretário, Moisés Xavier, falou sobre a conclusão do ciclo do OP e sobre o fortalecimento da democracia por meio dos conselhos. “Esse é um processo democrático em que a população é ouvida. Foi uma tarefa desafiadora e que revela o compromisso do prefeito Vado, em estabelecer uma relação com os cabenses. Mesmo em um momento de crise, conseguimos concluir o ciclo do OP com a formação de 21 CDL’s e 157 conselheiros. Mais de 5 mil pessoas estiveram envolvidas neste processo e hoje estamos entregando o Plano de Investimento à Secretaria de Planejamento  e Meio Ambiente”, avaliou.
reuniao_SEC-OP_SEC-PLANEJAMENTO_RandyAugusto(1)O superintendente de Articulação Política, José Fernandes, também participou do encontro e parabenizou os membros do Conselho pelo empenho e pela atuação junto às comunidades. “O Orçamento Participativo é o instrumento mais democrático que um governo pode estabelecer com a comunidade. Parabenizo a todos por se engajarem nesse processo”, enfatizou.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário