terça-feira, 8 de setembro de 2015

Desfile de 7 de Setembro reúne milhares de pessoas no Centro



No feriado de 7 de Setembro, a tradição se manteve no Cabo de Santo Agostinho. Milhares de pessoas prestigiaram o desfile cívico no Centro pela festa de Independência do Brasil. Autoridades do município também estiveram presentes no ato, entre elas o prefeito Vado da Farmácia, secretários e vereadores. Mais de 30 entidades (escolas municipais, estaduais e particulares, bandas marciais e grupos diversos) mostraram seu patriotismo pelas principais vias do Centro, saindo da Avenida Historiador Pereira da Costa em direção ao palco montado em frente à Prefeitura Municipal.
“A independência se faz com cultura e inclusão social”. Este foi o tema escolhido para a Semana da Pátria do município neste ano. Como de costume, a centenária Banda Filarmônica 15 de Novembro Cabense deu início as apresentações, enquanto a Escola Edmar Moury Fernandes abriu a marcha para as escolas e bandas marciais. A responsável por encerrar o desfile foi a agremiação Voluntários da Pátria, do bairro da Cohab. “Para mim foi uma honra estar, junto com a minha equipe, prestigiando este grande momento. Foi um desfile muito bonito, onde os cabenses puderam mais uma vez mostrar todo seu patriotismo. As escolas estão de parabéns”, disse o prefeito Vado.
A programação de desfiles cívicos sofreu mudanças este ano. As apresentações continuaram descentralizadas, porém houve uma redução no número de polos, para adequação ao orçamento municipal devido à crise econômica que afeta o país. Mas isso não diminuiu o empenho das escolas nem o brilho dos desfiles. “Queremos parabenizar a todos os dirigentes, professores, alunos e bandas que se dedicaram ao máximo para realizar suas apresentações”, destacou o secretário de Educação, Adelson Moura. “O desfile de hoje foi bastante tranquilo, todos que aqui passaram mostraram suas qualidades brilhantemente, seja executando uma música, uma coreografia ou marchando. Agradecemos à Guarda Municipal e a todas as secretarias que colaboraram com a organização do evento”, acrescentou.
Crianças, adultos e idosos acompanharam de perto as apresentações, aplaudindo as coreografias e músicas executadas pelos integrantes das escolas e bandas marciais. A dona de casa Eliane Maria, 42, moradora da Torrinha, sempre prestigia o desfile de 7 de Setembro. “É um dia especial. Espero que possa acompanhar por muito mais tempo. Estão todos de parabéns. O desfile foi belíssimo”, disse.
O efetivo da Secretaria Municipal de Defesa Social trabalhou para garantir a organização e a segurança do evento. “Tivemos um público de cerca de 40 mil pessoas e tudo correu dentro da normalidade. Foi um desfile tranquilo e organizado”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Luiz Pereira.
O evento foi organizado pela Secretaria de Educação, com apoio das secretarias de Saúde, Programas Sociais e Defesa Social. O desfile do Centro, apesar de ser o principal, não foi o último. Na quarta-feira (09/09), escolas desfilam na Vila Social. No próximo domingo (13/09) haverá desfile em Ponte dos Carvalhos. O encerramento da programação do Mês da Pátria acontece no dia 20 de setembro, no distrito de Jussaral.
HISTÓRIA – A independência do Brasil foi proclamada há 193 anos, no dia 7 de setembro de 1822, quando o então príncipe regente Dom Pedro I recebeu uma carta da corte real portuguesa que exigia retorno imediato a Portugal. “Independência ou morte!”, declarou às margens do rio Ipiranga o príncipe, mudando de uma vez por todas a história do Brasil, tornando-o um país independente.
Texto: Erika Freitas e Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário