A Rede de Saúde Mental do Cabo de Santo Agostinho está contando com uma Residência Terapêutica. O espaço, instalado na Vila Social, se soma às duas residências já existentes, e acomoda 17 usuários com necessidade de atendimento psiquiátrico. A proposta é que, até o primeiro semestre de 2016, o município acolha nesse tipo de residência os cabenses que ainda se encontram internados em hospitais psiquiátricos.
A Residência Terapêutica III está localizada na Rua Francisco Veloso da Silveira , nº 11. O equipamento é ligado ao Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) – Transtorno Estação Cidadania, que funcionam como moradia para usuários egressos de hospitais psiquiátricos com histórico de mais de dois anos de internação. Além das Residências Terapêuticas, a Rede de Atenção Psicossocial conta com CAPS Transtorno Adulto – CAPS Estação Cidadania, CAPS Infantil Ciranda de Vida , CAPS AD Pastor Armando José da Silva e o Ambulatório de Saúde Mental- Psicologia e Psiquiatria. Todos os serviços são gratuitos.
De acordo com a coordenadora de saúde mental, Danielle Moura, esta implantação está dentro de um conjunto de iniciativas que consistem na ampliação e potencialização da RAPS (Rede de Atendimento Psicossocial do Cabo). “Temos ainda como meta a implantação dos leitos integrais no Hospital Mendo Sampaio e a transformação dos CAPS’s em 24H, objetivando a melhor assistência com qualidade. Esta é uma das prioridades da gestão do prefeito Vado”, explicou.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Foto: Arquivo SMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário