Uma equipe da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta quarta-feira (16/09), mais uma vista técnica ao açude do Engenho Cotovelo, localizado a 35 km do Centro, beneficiado pela Prefeitura com tanques-rede para criação de tilápias. Um engenheiro de pesca e um técnico agrícola vistoriaram o açude e realizaram duas operações, a Biometria e a Repicagem.
De acordo com o engenheiro de pesca da SDR, Fábio Dourado, na biometria se realiza a coleta de animais para registrar o peso médio, onde se estipula a taxa mais correta de arraçoamento (ração). Já a repicagem é a seleção dos peixes maiores e menores para a separação, fazendo com que o peixe menor cresça mais rápido. “indicamos a tilápia por ser um peixe com grande resistência, facilidade de criação e comercialização. Eles passam três meses no berçário e logo após são colocados nos tanques”, explicou. A visita técnica está sendo realizada uma vez a cada três semanas.
“A assistência técnica nesse tipo de atividade é de extrema importância, para que o produtor consiga ter um lucro maior na atividade”, disse Fábio Dourado. O piscicultor José Junior, 26, agradeceu o apoio da Prefeitura em auxiliar na criação de tilápias. “Estamos iniciando esta atividade e não temos tanto conhecimento, então é muito importante essa assistência técnica que a Prefeitura está nos fornecendo”, comentou.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Arquivo SDR
Nenhum comentário:
Postar um comentário