quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Sistema de Cultura do Cabo foi pauta de audiência pública


O Sistema Municipal de Cultura (SMC) do Cabo de Santo Agostinho foi pauta de uma audiência pública na noite dessa terça-feira (15/09), na Câmara dos Vereadores, situada no Centro. O encontro contou com a participação dos secretários Rinaldo da Costa (Cultura e Lazer) e José Severino Belo (Desenvolvimento Econômico e Turismo), além de representantes do Poder Legislativo Municipal, Fundarpe, artistas cabenses e sociedade civil.
Durante a abertura do evento, houve apresentação musical do grupo Zabumba do Mestre Chimba e de uma esquete de Edson Oliveira, mostrando um pouco da alegria e da diversidade cultural da cidade. O vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho), falou em nome do poder legislativo dando boas vindas aos presentes. “Este é um momento muito importante para nós que, atendendo à solicitação dos artistas cabenses, viemos aqui para falar um pouco mais sobre Sistema Municipal de Cultura, que está sendo implantado em nosso município”, afirmou o parlamentar.
A audiência prosseguiu com a apresentação do Sistema Nacional de Cultura. Em seguida, foram apresentadas as etapas da implantação do Sistema Municipal de Cultura. No início do mês de setembro, foram aprovados os anteprojetos de lei que preveem a reformulação do Conselho Municipal de Cultura e a implantação do Sistema de Municipal Cultura. O objetivo da sistematização é organizar as políticas culturais na cidade de forma integrada e com a participação paritária do poder público e da sociedade.
Outro ponto abordado durante a audiência foi a importância do Cadastro Cultural para os representantes do segmento artístico no município. Nele, artistas e agentes culturais nascidos ou que possuam atuação na cidade podem se cadastrar na plataforma virtual, disponível no site oficial da Prefeitura, que ajudará a compor um banco de dados e também permitirá que eles participem das eleições do Conselho de Política Cultural.
Para o secretário Rinaldo da Costa, a implantação do Sistema vem contribuir com o desenvolvimento da cultura no município. “Este é um momento ímpar para a cidade do Cabo, pela decisão política do prefeito Vado, de viabilizar a implantação do Sistema Municipal de Cultura. Entendemos que ele é um importante instrumento para o desenvolvimento da cultura no Cabo. Parabenizamos a Câmara pela iniciativa de reunir os artistas, poder público e sociedade civil nessa discussão que significa um novo momento e um novo olhar para a cultura cabense”, disse. “A Secretaria de Cultura assume o compromisso de se colocar à disposição de todos para dar as contribuições necessárias”, ressaltou.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário