quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Em clima de festa, Vado toma posse na Câmara de Vereadores





O novo prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia (PSB), tomou posse na manhã desta terça-feira (1º de janeiro). Eleito com 63.336 votos, o novo prefeito foi bastante aplaudido pelo público desde a sua chegada à Casa Vicente Mendes - Câmara Municipal de Vereadores - situada no Centro do município. Vado chegou a se emocionar diversas vezes durante a solenidade, que foi presidida pelo vereador mais votado na última eleição, Aziel Almeida. Também foram empossados a nova vice-prefeita, Edna Gomes, e os 17 vereadores eleitos. 

O plenário da câmara ficou pequeno para a solenidade. Centenas de pessoas, entre secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, familiares dos empossados e autoridades políticas e eclesiásticas prestigiaram o ato. Após fazer o juramento, o prefeito Vado discursou para o público destacando que o seu governo será de continuidade e dará prioridade à população mais carente. 

"Esse é um momento muito importante para mim, pois me tornar prefeito do Cabo é como ganhar um novo filho. Estou muito feliz em saber que um filho de um vigilante hoje se torna administrador de uma das cidades que mais têm crescido no Estado", ressaltou Vado. Ele também conclamou a todos os vereadores empossados a trabalharem juntos pelo município.

"Quero agradecer a população cabense, ao governador Eduardo Campos e a Lula Cabral, por me darem esse voto de confiança, o qual farei questão de honrar. Agora é trabalho, trabalho e trabalho", finalizou, sendo aclamado pelo público. 

A vice-prefeita Edna Gomes também fez questão de agradecer à população. "Meu sentimento de hoje é o de gratidão, aos cabenses, a minha família, a Vado, esse homem forte e amigo, a Lula Cabral e a tantos outros que permitiram que chegássemos aqui. Junto com Vado, irei trabalhar incessantemente para sanar os problemas do município e a violação dos direitos humanos", enfatizou ela. 

Após a posse, o prefeito e a vice seguiram em caminhada até o Palácio Conde da Boa Vista, sede da Prefeitura Municipal, para a cerimônia de transmissão de cargo. Na entrada da sede da Prefeitura, foram recepcionados pelo agora ex-prefeito Lula Cabral.

PERSPECTIVAS – Antes da posse, Vado falou com a imprensa sobre as perspectivas da sua gestão. Ele destacou quais serão suas prioridades para esse primeiro semestre. "Vou focar agora nas áreas de saúde e educação e na execução das obras que foram iniciadas por mim e por Lula Cabral", comentou. A meta é continuar o processo de participação popular e as parcerias com a presidenta Dilma Rousseff e com o governador Eduardo Campos."Vamos dar continuidade à gestão do prefeito Lula", frisou.

PERFIL DE VADO - Natural do distrito de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, José Ivaldo Gomes, também conhecido por Vado da Farmácia, nasceu em 17 de setembro de 1968. É filho do guarda municipal do Cabo Francisco de Assis Gomes (Seu Chiquinho) e da dona de casa Adélia Josefa de Souza. Ele tem três filhos: Wilkberg Gome, Edilson Gomes e Francisco de Assis Gomes Neto, este último com a atual esposa, Débora Maria Costa.

Com o perfil bastante popular, pois sempre gostou de atuar mais próximo ao povo, atendendo e socorrendo principalmente os mais carentes e necessitados, Vado cursou o ensino médio na Escola Estadual Emídio Cavalcanti de Albuquerque (Escola Polivalente), em Ponte dos Carvalhos. Trabalhou na área de supermercado, foi funcionário da TCA (Tecnologia Componentes Automotivos), em Jaboatão dos Guararapes, e dono de restaurante e farmácias em Ponte dos Carvalhos.

Vado disputou a sua primeira eleição em 2000, quando foi candidato a vereador no Cabo de Santo Agostinho. Foi eleito vice-prefeito do município em 2004, na chapa do prefeito Lula Cabral. Em 2008, ele foi reeleito vice-prefeito também concorrendo na chapa do prefeito Lula Cabral, com quem sempre colaborou na administração municipal, ajudando a resolver os principais problemas enfrentados pela população cabense.

Concorrendo pelo PSB com o apoio incondicional do prefeito Lula Cabral, do governador Eduardo Campos e dos partidos da Frente Popular, Vado foi eleito prefeito do Cabo no dia 7 de outubro. Ele obteve 63.336 votos (54,33 % dos votos válidos). A vereadora Edna Gomes (PSD) foi eleita vice-prefeita na chapa de Vado.

PERFIL DE EDNA GOMES - Edna Gomes da Silva, filha de Maria Procópio da Silva, cozinheira, e de Arlindo Gomes da Silva, pedreiro, nasceu no dia 02 de maio de 1963, na Usina Bom Jesus, Engenho Guerra, Cabo de Santo Agostinho. Bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), divorciada e mãe de dois filhos, iniciou na vida política em 1995, ao lado do então candidato a prefeito Lula Cabral. 

Na Assembléia Legislativa de Pernambuco, exerceu a função de assessora parlamentar. Na primeira gestão do prefeito Lula Cabral, na Prefeitura do Cabo, Edna Gomes exerceu o cargo de secretária executiva de Programas Sociais, onde desenvolveu um trabalho que lhe deu visibilidade junto aos cabenses. Como secretária, ela também presidiu os Conselhos da Criança e do Adolescente e o da Mulher do município. Neles, Edna intensificou as ações assistenciais da Prefeitura voltadas para crianças, jovens e grupos da terceira idade. 

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, Edna foi eleita pelo PTB para o seu primeiro mandato na Câmara Municipal do Cabo em 2008, com quase 4 mil votos, a segunda maior votação para vereador do município naquele ano. 

Em 2009, foi convidada pelo prefeito a assumir a Secretaria de Programas Sociais e da Mulher, desta vez como titular da pasta para dar continuidade ao trabalho iniciado. No ano de 2012, Edna Gomes foi eleita vice-prefeita da cidade do Cabo de Santo Agostinho, na chapa com o candidato a prefeito Vado. 

Texto: Raíza Muniz
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário