segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Prefeitura inicia luta contra abuso e exploração Sexual de crianças e adolescentes








A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho deu início nesta segunda-feira (28/01) à grande Campanha de enfrentamento contra o abuso sexual, maus tratos, trabalho infantil e a proibição de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos para o período do Carnaval. O objetivo da ação é mobilizar gestores públicos, órgãos governamentais e sociedade civil organizada para trabalharem de forma intersetorial e em rede a fim de minimizar este tipo de violência, que se agrava nesta época do ano. O lançamento da campanha aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), situado no bairro da Torrinha, e é uma iniciativa da Secretaria de Programas Sociais em parceria com o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes e Governo de Pernambuco.

"Esta campanha só vem reforçar a preocupação que o prefeito Vado da Farmácia tem com as crianças e os jovens do município. O Carnaval é uma festa que torna nossos pequenos mais vulneráveis à violação dos direitos e por isso a importância desta mobilização com os atores envolvidos no processo de proteção e garantia dos direitos deste público”, ressaltou a vice-prefeita Edna Gomes, que compôs a mesa junto com o procurador Geral do município, João Batista de Moura, o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, presidente do Conselho Municipal de Direito e Defesa da Criança e do Adolescente, Carlos Antônio Santos e a coordenadora do Programa Atenção Redobrada da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco, Naila Soares.

"Estamos unidos em prol de uma causa que merece um cuidado especial. Além de ser dever de todos garantir a proteção e dos direitos das crianças e adolescentes do município, não só na época carnavalesca, como consta no Estatuto”, destacou o secretário Ronaldo Santos.

De acordo com a coordenadora do Estado, Naila Soares, para que a ação seja realizada de forma articulada e em rede, agentes sociais do município que vão atuar nas festividades do Carnaval do Cabo de Santo Agostinho (blocos, bailes e praias) participaram de capacitações. “Estes profissionais estarão realizando abordagens, mobilizações, distribuição de material educativo e ainda um cadastro das crianças e adolescentes que forem encontradas em situação de vulnerabilidade, para posteriormente estarem sendo encaminhadas e acompanhadas pelos serviços de proteção existentes no município”, informou.

O tema da campanha deste ano é “A vida de nossas crianças não é um jogo”. O evento contou ainda com a presença de diversos secretários municipais e representantes dos conselhos Municipais de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e do Adolescentes, Tutelar e do Idoso. 

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário